Ex-servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) continuam morrendo no Acre devido ao contato direto com o pesticida Diclorodifeniltricloroetano (DDT) usado para conter o mosquito da malária na região amazônica nas décadas de 70 a 90 no Acre. Um levantamento, apresentado pela Associação DDT e Luta Pela Vida, apontou que no estado acreano mais três mortes de ex-servidores foram registradas entre os meses de janeiro e maio do mesmo ano. Em contraponto, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) garante indenização de R$ 100 mil para os ex-servidores, além de tratamento médico e psicológico aos que sofrem com doenças graves devido ao contato com o DDT. Disponível em: < https://is.gd/QdTpuj>. Acesso em 05 set. 2018. Sobre o DDT, leia as afirmativas a seguir: I. Os metabólitos do DDT são o DDE (diclorodifenildicloroetileno) e o DDD (diclorodifenildicloroetano). II. Consiste em um pesticida organofosforado. III. Não pode ser eliminado pela urina e nem pela transpiração. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II apenas. Alternativa 2: I e III apenas. Alternativa 3: II e III apenas. Alternativa 4: I apenas. Alternativa 5: III apenas.
Respostas
respondido por:
6
Olá, boa tarde!
Este exercício trata de um problema sério de intoxicação pelo pesticida DDT, que é a sigla para a molécula de diclorodifeniltricloroetano. Vamos analisar as afirmações:
I. Verdadeira. Os metabólitos do DDT são o DDE (diclorodifenildicloroetileno) e o DDD (diclorodifenildicloroetano).
II. Falsa. O DDT consiste em um pesticida organoclorado e não organofosforado, pois possui cloro e não fósforo em sua composição.
III. Falsa. Uma das principais vias de eliminação do DDT de um paciente contaminado é através da urina. Porém a frase afirma que não pode ser eliminado pela urina, o que está errado.
Portanto, é correto o que se afirma em Alternativa 4: I apenas.
Espero ter ajudado!
TiaNikoRobin:
Alternativas corretas I e III
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás