Quais os dois grandes grupos linguísticos ao qual pertenciam os africanos que aportaram no Brasil durante a escravidão?
Respostas
Oi!
Sobre os dois grandes grupos linguísticos ao qual pertenciam os africanos que aportaram no Brasil durante a escravidão, podemos afirmar que por conta da economia escravocrata, muitos negros de varias regiões da África e diferentes culturas tiveram que conviver juntos e com isso, acabou por acontecer uma fusão cultural, criando assim laços relativos a comunicação e socialização.
O sudanês e banto são os dois grandes grupos relatados no enunciados da questão, conviveram no mesmo local, mesclaram seus dialetos, uniram suas religiões e também lutaram juntos contra o regime de escravidão.
Resposta:
Os africanos capturados e trazidos para o Brasil pertenciam principalmente aos grupos linguísticos Sudaneses e Bantos
Explicação:
Com 54 países, o Continente Africano possui mais de 2000 línguas faladas, além de mais de 8000 dialetos, sem contar o árabe e as línguas europeias, presentes após a colonização.
As línguas originais do Continente foram divididas em famílias linguísticas, a saber:
Línguas afro-asiáticas
Khoisan
Nilo-saarianas
Nígero-congolesas
A família das línguas Nígero-congolesas, considerada a maior tanto por número de falantes quanto por território abrangido, se relaciona mais intimamente ao Brasil, pois a ela pertence os grupos linguísticos dos indivíduos que foram trazidos para o Brasil:
Os sudaneses retirados na Costa do Marfim, Nigéria e Daomé;
Os bantos capturados em Moçambique, Congo e Angola.