Com relação a esquistossomose, responda: a) qual o agente causador?, b) como se dá a infestação das pessoas?, c) quais os sintomas da doença?, d) quais as principais formas de se prevenir a infestação pelo verme causador? e) quem é o hospedeiro intermediário e definitivo? Quais as formas larvais presentes?
Respostas
A- O esquistossomo é um platelminto da espécie Schistosoma mansoni.
B- Quando as fezes contaminadas entram em contato com a água, os ovos se abrem e liberam as larvas chamadas miracídios. Quando os miracídios encontram caramujos do gênero Biomphalaria, penetram em seu tecido. Dentro do caramujo, as larvas se transformam em cercárias. As cercárias penetram a pele do ser humano. Dentro do organismo humano. as cercárias amadurecem e se tornam adultas. O Schistosoma se reproduz, liberando ovos nas fezes.
C-A fase inicial da esquistossomose é caracterizada pela dermatite cercariana causada pela penetração das cercárias na pele, podendo ser assintomática ou provocar sintomas como:
Erupções com vermelhidão;
Inchaço;
Coceira.
Esses sintomas podem permanecer por até duas semanas após a infecção. Cerca de 1 a 2 meses depois, surgem os sintomas que caracterizam a forma aguda da esquistossomose, tais como:
Febre;
Dor de cabeça;
Anorexia;
Náuseas;
Redução da força física;
Dores musculares;
Tosse;
Diarreia.
A fase crônica da esquistossomose caracteriza-se pelo comprometimento do fígado. A doença pode evoluir para as seguintes formas físicas, de acordo com a suscetibilidade do indivíduo e da intensidade da infecção:
Intestinal, Hepatointestinal, Hepatoesplênica.
D- Evitar o contato com a água das chuvas e enchentes;
Não andar descalço na rua, na terra ou em riachos de água doce;
Beber somente água potável, filtrada ou fervida
E- O intermediário e o caramujo e o definitivo o homem (ser humano em geral). Ovo, miracídio, cercária e a Schistosoma.
Desculpe o texto, mas espero ter ajudado, beijos.