• Matéria: Matemática
  • Autor: digodigo457
  • Perguntado 7 anos atrás

A pergunta esta anexada , so sei as respostas mas não consegui fazer o deselvolvimento! Ajuda porfavor!A minha prova é amanha .
Preciso muito mesmo , obrigado.

Anexos:

Respostas

respondido por: chuvanocampo
2

Boa noite.


Para encontrar as coordenadas de um ponto que é a intersecção de duas retas é só usar a cabeça:  

O ponto vale para as duas retas, certo? Pertence a ambas. Então em algum momento do percurso de cada uma dessas retas elas se tornam IGUAIS! Na coordenada tal, a reta tem a mesma coordenada da outra... hummmm.... entendi! Vamos igualar as retas! Tcharammmm!!!  

Hehe... é isso aí. Um pouco de humor sempre ajuda. Brincando a gente se diverte, aprende e lembra depois. ^^) Para quem sabe ver, matemática é divertida!


Então temos que achar a equação das duas retas e igualá-las.


Bom, para encontrar a equação geral de uma reta que passa por dois pontos podemos usar a técnica do determinante. Igualando o determinante de dois pontos a zero, encontramos a equação. Para montar esse determinante, temos que perceber que ele deverá ser quadrado, ou seja, ter o mesmo número de linhas e de colunas. Esse determinante sempre terá 3 linhas e três colunas.  

A primeira linha é a denominação das coordenadas x e y dos pontos, e o número 1. Esse número 1 serve para completar uma informação que falta. Como o 1 é o elemento neutro da multiplicação, ele não modificará o resultado que queremos encontrar. Lembra-se? Multiplicar um número qualquer por 1 dá como resultado o próprio número.


Na segunda linha coloca-se as coordenadas respectivas x e y do primeiro ponto.


Na terceira linha, coloca-se as coordenadas respectivas x e y do segundo ponto.


As duas terceiras casas que sobram sem coordenadas nessas duas linhas preenchemos com 1 também.


E igualamos o determinante a zero.  

Agora é só fazer seus cálculos, e encontrar a equação.


======================

Antes disso, vamos encontrar os pontos!


==> g(x) tem os pontos (-2,0) e (0,-2)


==> f(x) tem os pontos (0,-3) e um outro que não foi dito, mas foi indicado! Como o ângulo da reta com o eixo x é de 45º, que é a metade de um ângulo reto (90º), o valor de -3 se reflete para 3, exatamente, gerando o ponto (3,0). Fácil assim. Na prática, o que acontece é que essa reta está subindo uma escadinha de um passo para a direita, um passo para cima. Veja na primeira figura.


=======================

Muito bem. Na segunda figura você tem o determinante de cada uma das retas, e as suas equações, tudo encontrado a partir de seus pontos.


Encontramos:  

f(x) = x -3


g(x) = -x-2


======================

Agora igualamos as duas equações para encontrar o ponto de intersecção de ambas.


x-3 = -x-2


x+x = -2+3


2x = 1


x = 1/2


Agora, usamos essa abcissa x = 1/2 e substituímos em uma qualquer das equações, para encontrarmos a ordenada y. Veja que em ambas o resultado de y deverá ser o mesmo.


f(x) = x -3


f(1/2) = 1/2 - 3 = -5/2


g(x) = -x -2


g(1/2) = -1/2 -2 = -5/2


Beleza??? Achamos M! ^^)


M(1/2, -5/2)



Verifique na terceira figura.

==========================

O zero de f(x)....


Substituiremos valores quaisquer de x. Se a resposta de y for igual a zero, isso significa que você achou o zero (é isso mesmo, rsrsrs) da função. Pegou a ideia? E lembrando que zero da função é o mesmo que raiz da função.


Mas olha só que barbada... o gráfico das duas retas já traz a intersecção delas com o eixo x! Rapaz! A gente nem precisa testar vários valores de x. O gráfico já mostra qual serve! Essa intersecção da reta com o eixo x é o zero da função. Ou seja, o zero da função é quando y é igual a zero! A gente bota o dedo no gráfico da função e olha sua imagem (valor) no eixo y: vai descendo o dedo pelo gráfico e vendo que o valor da função no eixo y vai descendo, descendo, descendo até chegar a zero! Isso acontece justo quando a função chega naquele ponto (3,0). Correto? Entendeu? Zero da função é quando y é igual a zero.


=========================

Os valores de x que validam a inequação f(x)/g(x) <= -2.



Essa é a parte mais trabalhosa.


1) Substituímos as equações das retas na inequação.


2) Encontramos a inequação com o segundo membro sendo o zero.


3) Agora temos que verificar a validade da inequação para os valores de x nas duas equações.


4) Montamos uma tábua de valores para comparar as duas equações e a inequação formada pela razão entre elas com os valores encontrados no passo 3.


5) Com os resultados da tábua de valores, analisamos quais valores  são válidos para a inequação onde o zero é o segundo membro.


6) Fechamos o conjunto solução da inequação dada.



Os cálculos seguem na quarta imagem.

Uma maneira ótima de sabermos se fizemos os cálculos corretamente é corrigi-los com o gráfico da função, para sabermos se não erramos ou esquecemos de algo. Você pode analisar o gráfico na quinta imagem.


==========================

Deixo algumas observações para você nos comentários da pergunta. Não consegui postar aqui por causa do tamanho da mensagem.

Tudo de bom para você.


Bons estudos.



Anexos:

chuvanocampo: Querido companheiro, deixo aqui uma observação. Sua prova chegou e você não estava preparado. Se apenas copiar e colar os resultados da sua atividade aqui respondidos não obterá o conhecimento de que você precisa para avançar na matéria. Estará sempre apagando fogo, de um lado para o outro, uma matéria atrás da outra. Terá sempre preocupação por não entender a matéria...
chuvanocampo: Peço a você que procure ser sempre o melhor aluno que puder. Estude a matéria sempre por seu livro. O livro tira todas as dúvidas, ensina todos os passos. Estudar só pelas anotações do caderno é um dos grandes erros que os alunos cometem. Nem sempre as nossas anotações ficam corretas, ou completas. O livro é porto seguro. Explica tudo, tudo certo, e tudo completo. Aluno sábio é amigo do livro, é grato ao livro. E cuida bem dele para que seja útil a outras pessoas.
chuvanocampo: Se souber que o professor trabalhará uma tal matéria na próxima aula, estude seu livro em casa, antes de chegar o dia da aula. Sabendo como se dará a matéria, você entenderá tudo o que o seu professor disser. Sua compreensão irá ser fácil, simples. E irá para as aulas para tirar dúvidas que ainda restaram. Aluno sábio antecipa o estudo das matérias do professor.
chuvanocampo: Sobre estes exercícios aqui resolvidos, talvez você não tenha tempo hoje, mas chegando em casa, busque repassá-los acompanhando os raciocínios, e fazendo você mesmo os cálculos com lápis e papel, e conferindo os resultados. É fazendo que se aprende. Não é copiando. Não é lendo. É estudando. É fazendo. Assim você garante que irá bem nos próximos trabalhos e provas.
Tudo de bom para você.
Bons estudos.
Perguntas similares