Respostas
Os répteis possuem hábitos distintos variando de espécie para espécie. São todos ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. Por isso a variedade e quantidade de répteis é maior nas regiões tropicais e quentes do mundo. E por essa razão também muitas espécies tem o costume de tomar "banho de sol", por que precisam do calor externo para regular a sua temperatura.
Os hábitos alimentares variam muito. Muitas espécies são carnívoras e estão no topo da cadeia alimentar como por exemplo o crocodilo-de-água-salgada e a sucuri. Outras são insectívoras como por exemplo a lagartixa e o camaleão. Outras espécies como a tartaruga-de-galápagos e a iguana-marinha são herbívoras. A tartaruga-de-pente é uma espécie de réptil que acasala a cada dois anos em ilhas remotas ao longo de sua área de distribuição. Após o acasalamento as fêmeas se dirigem para uma praia próxima ao local de acasalamento onde fazem os seus ninhos e colocam seus ovos. Logo após cobre-os com areia e retornam ao mar. Seus filhotes assim que saem dos ovos durante a noite dirigem-se imediatamente ao mar atraídos pelo reflexo da lua na água.
Existem espécies de répteis migratórios como boa parte das tartarugas marinhas. Outras vivem em rios espreitando grandes animais e caçando-os em emboscadas como por exemplo o crocodilo-do-nilo.
A maior parte dos répteis, como a tartaruga-de-pente põem seus ovos mas não cuidam dos filhotes. Mas alguns répteis como os crocodilianos são capazes de cuidar deles. A fêmea do crocodilo-de-água-salgada possui uma das mordidas mais poderosas da natureza mas, mesmo assim, é capaz de gentilmente pegar seus filhotes um a um com a sua boca e levá-los até a água.