• Matéria: Sociologia
  • Autor: Bernardolima
  • Perguntado 7 anos atrás



QUESTÃO 1 (UEL

2003)
Falando sobre a violência dos arrastões nas praias cariocas, Paulo Sérgio Pinheiro diz:
“A síndrome da militarização avança. Além
dos morros, as praias são agora territórios a ocupar militarmente. A proposta do cerco das praias é tão absurda que talvez, com o choque que se seguirá a essas propostas delirantes, caminhemos para uma melhor compreensão de um apartheid que durante décadas foi dissimulado no Rio de Janeiro. Em outubro de 1993, exatamente como em 1992, novamente os jovens não-brancos dos subúrbios, numa delirante demonstração, ocupam o playground quase centenário dos brancos e das classes médias: a invasão e ocupação das praias pelos jovens negros e suburbanos, que querem se tornar visíveis, geram o pânico na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antonio Candido, recentemente, dizia que a ameaça da violência e do crime talvez consiga gerar aquele instante de consciência e desencadeie as reformas que
mais de meio século de revolução e protesto operário não conseguiram realizar aqui.”
(In: ARAÚJO, Ângela M. C. (Org.). Trabalho, cultura e cidadania. São Paulo: Escritta, 1997. p. 208.) De acordo com o texto, é correto afirmar: (A) A certeza da impunidade leva os jovens dos subúrbios à invasão das praias da Zona Sul carioca; (B) Os arrastões nas praias da Zona Sul, praticados pelos jovens dos subúrbios, são exemplos de superação do apartheid social; (C) As praias são cobiçadas como locais de exibicionismo pelos jovens do subúrbio carioca; (D) A violência, representada pela invasão das praias por jovens dos subúrbios e pela presença do exército, é um fenômeno que pode estimular a reflexão e a ação sobre as desigualdades sociais; (E) A militarização das praias poderia ser a solução para eliminar o apartheid social, abrindo esse espaço de lazer aos jovens dos subúrbios.
Avaliação



QUESTÃO 3 (UEL

2006)
Considerando o universo de 61,5 milhões de brasileiras com idade igual ou superior a 15 anos, o quadro a seguir fornece dados sobre alguns tipos de violência sofridos (física, psicológica, sexual): Tipos de violência contra mulheres sofreram alguma vez (em milhões) Física 20,3 psicológica 16,6 Sexual 8,0 física, psicológica e sexual 5,0


20
Adaptado de: A mulher brasileira no espaço público e privado. São Paulo: Perseu Abramo, 2004. Com base no texto e no quadro anterior, é correto afirmar: (A) Mais de 20% das mulheres sofreram violência psicológica; (B) Aproximadamente 42% das mulheres não foram agredidas fisicamente; (C) Mais de 30% das mulheres já sofreram algum tipo de violência; (D) Aproximadamente 25% das mulheres já foram agredidas sexualmente; (E) Mais de 10% das mulheres já sofreram, simultaneamente, esses três tipos de violência.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
54

Olá!

A violência tem como representação a invasão das praias por jovens das periferias e pela presença do exército. Isso se caracteriza por um fenômeno que estimula a refletir e agir em relação às desigualdades da sociedade.

Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d) A violência, representada pela invasão das praias por jovens dos subúrbios e pela presença do exército, é um fenômeno que pode estimular a reflexão e a ação sobre as desigualdades sociais.

Espero ter ajudado, bons estudos!

respondido por: palomalobo543
9

Resposta:

Explicação:

Alguém pode responder a questão 3?

Perguntas similares