O ser humano estendeu sua cultura para além de seu corpo, criando pinturas, esculturas, monumentos, templos, livros, veículos, roupas, utensílios e toda farta aparelhagem tecnológica de que hoje dispomos. Apesar desse alargamento, é o corpo a origem e a quem, em última instância, se destina a cultura.
Respostas
Eis o restante da questão:
PORQUE
O cultivo do espírito, portanto, é maior que o tempo de vida de uma pessoa. Podemos hoje conhecer como os gregos pensavam acerca do corpo e da ginástica por meio de registros feitos há mais de 2.000 anos, mesmo sem a presença física daqueles que viveram na Antiguidade Clássica.
Analisando a relação proposta entre as duas asserções anteriores, assinale a opção correta.
a.
As duas asserções são proposições falsas.
b.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
c.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
e.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
I é verdadeira, de modo que o corpo é parte intrínseca e essencial dos sujeitos humanos, sendo, como parte da pessoa, o sentido para o qual a cultura se volta: mesmo as imagens se voltam para o cérebro, que é parte constituinte do corpo.
II também é verdadeira, de modo que aquilo que um sujeito produz no mundo fica após a sua morte, de modo que, pelas coisas que os gregos antigos deixaram, tanto escrito como em artefatos, podemos compreender um pouco de como eram e como pensavam, sendo uma forma de conhecer o passado.
A proposição II explica e justifica como a cultura se estende para além do corpo, de modo que é correta a alternativa C.
Resposta:
resposta correta : letra C