• Matéria: Sociologia
  • Autor: jonatasgomes042003
  • Perguntado 7 anos atrás

A tentativa de implantação da cultura europeia em extenso território, dotado de condições naturais, se não adversas, largamente estranhas à sua tradição milenar, é, nas origens da sociedade brasileira, o fato dominante e mais rico em consequências. Trazendo de países distantes nossas formas de convívio, nossas instituições, nossas ideias, e timbrando em manter tudo isso em ambiente muitas vezes desfavorável e hostil, somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra. Podemos construir obras excelentes, enriquecer nossa humanidade de aspectos novos e imprevistos, elevar à perfeição o tipo de civilização que representamos: o certo é que todo o fruto de nosso trabalho ou de nossa preguiça parece participar de um sistema de evolução próprio de outro clima e de outra paisagem.
(HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 31)
Em sua obra, Sérgio Buarque faz uma significativa leitura da sociedade brasileira e sua formação desde o período colonial, e verifica que na transição de uma sociedade agrária para a sociedade urbana no Brasil, ocorreu a manutenção
A) dos valores iluministas.
B) dos valores socialistas.
C) de elementos racionalistas práticos.
D) de valores paternalistas e patrimonialistas.
E) do desenvolvimentismo capitalista protestante.qual o gabarito?

Respostas

respondido por: ProjetoPolímata
10

Oi, tudo bom?

A alternativa correta é a letra D).

D) de valores paternalistas e patrimonialistas.  


O Brasil, mesmo se transformando de uma sociedade agrária para uma sociedade urbana, manteve os seus valores paternalistas, onde o Estado passa a mão na cabeça do cidadão, o ajuda, o controla. Onde o grande proprietário de terras ainda continua mandando, a sombra dos ''grandes coronéis'' continuou viva nos ideais brasileiros. Esses valores estão enraizados no Brasil desde o período colonial.


Bons estudos!

Perguntas similares