Respostas
As IST, ou infeções sexualmente transmissíveis, são infeções contagiosas cuja forma mais frequente de transmissão é através das relações sexuais (sobretudo vaginais, orais ou anais).
A prática de sexo mais seguro é a melhor maneira de prevenir a infeção.
As IST mais conhecidas são:
VIH/SIDAVírus do Papiloma Humano-HPVClamídiaGonorreia ou blenorragiaHepatite BSífilisHerpes genitalTricomoníaseVias de transmissão
As principais vias de transmissão de IST são:
as relações sexuais vaginais, não protegidas, entre mulher e homem; ou seja, quando o pénis é introduzido na vagina sem preservativo (interno ou externo);as relações sexuais anais, não protegidas, entre mulher e homem ou entre homem e homem. Ou seja, quando o pénis é introduzido no ânus sem a protecção de um preservativo;e, para algumas infecções, as relações sexuais orais; ou seja, quando a vagina, o clitóris ou o pénis estão em contacto directo com a boca do parceiro/a, sem uma barreira protectora (como uma folha de látex ou plástico impermeável, por exemplo);o risco de transmissão está também relacionado com determinadas práticas ou comportamentos, como por exemplo a partilha de brinquedos sexuais; para evitar a transmissão, devem usar-se dams (pequenos lenços de latex) durante o sexo oral/vaginal, luvas de latex e lubrificantes à base de água durante o toque ou a penetração no ânus ou vagina, utilizar preservativos e lubrificantes nas situações de partilha de vibradores, etc.
É fundamental encontrar profissionais de saúde com os quais se sinta confortável para conversar e que possam assegurar o acompanhamento.
Sempre que se inicia uma nova relação sexual é importante falar com a parceira sobre as relações anteriores, de modo a prevenir os riscos de contrair uma IST.