Para Max Weber "o estado é o único detentor do uso legítimo da força física, para festa forma, exercer a coerção." Com base nesta afirmação e no que estudamos sobre direitos humanos, identifique no filme "Tropa de Elite" 2 cenas em que o estado extrapola a sua prerrogativa do uso da força.
Respostas
Olá!
Quando Weber, parte do pressuposto que o desenvolvimento da sociedade se liga diretamente as diferentes instituições e suas formações, ou seja, nós enquanto indivíduos nos tornamos seres que se adaptam à todas as modificações do sistema sem ao menos ir na contramão do que foi estabelecido;
Ou seja, os tipos ideais surgem como formas de coercitividade para a manutenção do equilíbrio social, podendo ser aplicada em instituições escolares. mecanismos estatais, entre outros.
Por fim, no filme, toda vez que o Estado, a Política e a Polícia Militar trabalham em conjunto como agentes da corrupção, o combate ao crime apesar de parecer "velado" só aumenta, pois eles utilizam esse mecanismo como uma manobra para enriquecer através da dor das famílias que perdem seu "pilar" pela violência.
Até mais!