Respostas
Essa é a reação que faz os airbags dos carros funcionarem e salvarem vidas. Dentro deles há a azida de sódio (NaN3), e quando há uma batida, um dispositivo dos airbags é acionado e a temperatura faz com que a azida se decomponha no gás nitrogênio e no sódio metálico.
O gás nitrogênio é um gás inerte que faz a bolsa (bag) inflar. O sódio pode ser reativo, por isso, outro composto é colocado dentro da bolsa, o nitrato de potássio, que reage com o sódio e gera mais gás nitrogênio. Essa segunda reação, no entanto, não é de decomposição ou análise.
Vários fatores podem causar a decomposição de um composto, entre eles, vamos destacar três:
Calor: Quando algumas substâncias compostas são submetidas ao aquecimento, elas se decompõem. Esse tipo de reação é chamado de pirólise, que do grego piro significa “fogo” e lise significa “quebra”, isto é, quebra de um composto por meio do fogo.
Quando essa reação é feita na indústria, é também chamada de calcinação.
Um exemplo muito importante do uso da pirólise é na produção do bio-óleo ou alcatrão pirolítico, que é considerado uma alternativa energética para os combustíveis derivados do petróleo. A vantagem do bio-óleo é que ele não possui metais pesados como chumbo e mercúrio, que podem poluir o meio ambiente e contaminar seres vivos; não possui enxofre, que sofre reações na atmosfera e gera as chuvas ácidas, e também libera menos cinzas.