Respostas
O sistema genital do homem compreende pênis, testículos, epidídimos, glândulas seminais, próstata, glândulas bulbouretrais, duetos deferentes e uretra. Os testículos e epidídimos se encontram alojados no escroto. Os testículos produzem espermatozoides e hormônios masculinos; os epidídimos armazenam os espermatozoides; as glândulas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais formam o líquido seminal, que protege e nutre os espermatozoides e estimula sua motilidade; juntos, espermatozoides e líquido seminal constituem o esperma ou sêmen; os duetos deferentes e a uretra permitem a passagem do esperma; o pênis é o órgão copulador.
O sistema genital da mulher compreende vagina, útero, tubas uterinas e ovários. A vagina é um canal bastante elástico onde é deixado o esperma; o útero é um órgão muscular oco, que abriga o embrião e o feto até o nascimento; as tubas uterinas comunicam os ovários com o útero; os ovários são os órgãos produtores de gametas e hormônios femininos.
Controle hormonal da reprodução humana
Os hormônios gonadotróficos da hipófise, o foliculestimulante (FSH) e o luteinizante (LH) estimulam os testículos a produzir espermatozoides e andrógenos (hormônios masculinos). No homem, a formação de gametas e de hormônios é contínua.