• Matéria: História
  • Autor: djkarbara0
  • Perguntado 7 anos atrás

descreva as tres fases que marcaram a historia de roma e suas caracteristicas

Respostas

respondido por: bibshahaha
11

Monarquia ( 753 a.C - 509 a.C)

O período da Monarquia, ou da Realeza, foi marcado pelo governo de sete reis, sendo o primeiro o latino Rômulo. No plano político, além da figura do rei, existiam outras instituições importantes. A sociedade romana do período apresentava uma divisão bem delineada entra a aristocracia, formada pelos patricios, e o povo, chamado de plebe.  Haviam também um classe de agregados as familias patricias chamados de clientes. Os escravos, a maioria de endividados ou prisioneiro de guerra, ainda não representavam a base do trabalho romano. A economia romana ao longo desse período manteve-se fundamentada na agricultura e pastoreio.

Contudo no ano de 509 a.C., ocorreu em Roma um golpe político liderado pelos patrícios contra a monarquia etrusca, com o apoio da plebe. A principal razão do golpe foi o carater absoluto e despótico com que os etruscos governavam a cidade. Sendo assim, a classe etrusca depôs o rei, extinguia a monarquia e implantou a República.


República (509 a.C. - 27 a.C.)

A República é marcada pelo domínio do Senado (Senex, do latim ancião), majoritariamente pertencente à classe dos patrícios e vai ter como grandes acontecimentos a criação da constituição republicana, as conquistas dos plebeus e a expansão territorial, marcada por guerras e a profissionalização do exército.

No início da República os patrícios governavam apenas para o seu bem comum, deixando as demais classes, que não tinham direitos políticos de fora do processo. Somente depois de muitas revoltas populares que os plebeus conquistaram alguma participação na política da República romana.

A morte de Júlio César gerou mais crises internas na República que já dava seus últimos suspiros. Em 31 a.C Otávio, sobrinho e herdeiro de César, assume o controle e é nomeado o único general, inclusive este ato foi aprovado pelo senado, dando início ao período do Império Romano, aquele governado por generais.

Império (27 a.C. - 476 d.C.)

O império tinha por característica principal uma estrutura muito mais comercial do que agrária. Povos conquistados eram escravizados e as províncias (regiões controladas por Roma) eram uma grande fonte de recursos.

A religião politeísta romana, em muitos aspectos similar à da Grécia antiga foi a principal do Estado durante boa parte de sua história, até 313, quando o imperador Constantino institui o Edito de Milão, que tornaria o cristianismo religião oficial do império até o seu final. Em 395, o imperador Teodósio divide o império, estabelecendo uma duarquia, com um imperador em Roma, responsável pela metade ocidental e outro em Bizâncio, responsável pela metade oriental do império.

Por volta do século III, inicia-se a lenta decadência do Império Romano, devido à corrupção dentro do governo e os gastos com luxo, o que drenava os investimentos no exército. Com o fim das conquistas, diminui o número de escravos, e há uma queda na produção agrícola. Isso gerava por sua vez um menor pagamento de tributos das províncias. As constantes pressões do bárbaros, aliados aos problemas já citados culminam com o fim do Império Romano do Ocidente, em 476.

Perguntas similares