Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes “lentas”, com o ritmo muito mais rápido do comércio e das finanças de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependências de curto e longo alcance não podem mais ser separadas umas das outras.BRENNER, N. A globalização como reterritorialização. Cadernos Metrópole,n. 24, jul.-dez. 2010 (adaptado).A maior complexidade dos espaços urbanoscontemporâneos ressaltada no texto explica-se pelaO expansão de áreas metropolitanas.© emancipação de novos municípios.© consolidação de domínios jurídicos.© articulação de redes multiescalares.© redefinição de regiões administrativas.
Respostas
Olá, amigo(a)!
No atual cenário global, podemos verificar que as relações entre as cidades não se dão apenas a nível local. Este fato mostra que a complexidade dos espaços urbanos contemporâneos se dá pela construção de redes multiescalares (relacionamentos além das fronteiras nacionais). Este fato evidencia que as cidades não possuem relação de subordinação entre si, ou seja, não que se falar em hierarquia nas relações de um lugar para outro.
Gabarito:
"redes multiescalares".
Força e Honra!
Resposta:
Alternativa correta Letra D - articulação de redes multiescalares
Explicação:
Os espaços urbanos, na atualidade, estão interconectados por uma redes multiescalares bastante dinâmicas que possibilitam a conexão de pequenas cidades com cidades globais, isso só foi possível a partir do desenvolvimento no meio técnico científico e informacional no contexto da terceira revolução industrial.