Leia o poema a seguir:
As estéticas literárias, embora costumem ser datadas nos livros didáticos com o início e término pós determinados, não se deixam aprisionar pela rigidez cronológica. Assinale o comentário adequado em relação a expressão estética do poema "A Pátria" de Olavo Bilac (1865-1918)
a) O poema transfere a estética parnasiana ao tratar a temática da exaltação da terra, segundo a estética romântica.
b) O poema exemplifica os preceitos da estética parnasiana e valoriza a forma na expressão comedida do sentimento nacional.
c) O poema antecipa-se ao discurso crítico da identidade nacional – tema central da estética modernista.
d) O poema insere-se nas fronteiras rígidas da estética parnasiana, dando ênfase a permanência do ideário estético, no eixo temporal das escolas literárias.
e) O poema reflete os valores essenciais e perenes da realidade distanciando-se de um compromisso com a afirmação da nacionalidade.
Respostas
Resposta:
a) transcende a estética parnasiana ao tratar a temática da exaltação da terra, segundo um patriotismo que pode ser associado à estética romântica.
Explicação:
PLURALL
O poema "A Pátria" representa o parnasianismo e estética clássica (A).
Olavo Bilac, poeta brasileiro, nasceu no ano de 1865 e se tornou símbolo do Parnasianismo brasileiro.
Foi idealizador da Academia Brasileira de Letras e, ao publicar a sua obra Poesias, em 1888, tornou-se figura do Parnasianismo junto com Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.
O estilo do Parnasianismo gira em torno da linguagem culta, da métrica, das rimas, do descritivismo e da narrativa. Além disso, não costuma utilizar figuras de linguagem.
O apreço por sonetos e a preferência ao verso alexandrino fizeram com que Olavo Bilac produzisse poemas célebres como: Soneto XIII, Via Láctea, A Um Poeta, entre outros.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/12753888