Os filósofos sofistas desenvolveram um modo específico de conceber a realidade: a partir de certos pressupostos que se chocavam com a concepção socrático-platônica. Dentre os princípios sofistas, destaca-se:
a) o relativismo cultural e epistemológico, no qual os valores e as verdades seriam produtos humanos elaborados em meio a condições sociais específicas.
b) o dualismo epistemológico, em que a realidade era concebida a partir da divisão entre duas dimensões distintas e complementares.
c) o relativismo cultural, no qual entende-se que, acima da compreensão física da realidade, existiriam conceitos verdadeiros.
d) o dogmatismo ontológico, em que se afirmava a dimensão da realidade teórica como sendo a fonte da verdade sobre os seres.
e) o dualismo epistemológico, em que os valores e as verdades não eram absolutos, mas construídos historicamente no interior da cultura.
Respostas
respondido por:
15
LETRA A.
A MÁXIMA SOFISTA DE QUE "O HOMEM ERA A MEDIDA DE TODAS AS COISAS" EVIDENCIA BEM O RELATIVISMO MORAL, CULTURAL E EPISTEMOLÓGICO DE SUA CORRENTE DE PENSAMENTO
respondido por:
4
Resposta:
resposta letra a
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás