• Matéria: Química
  • Autor: matheus1760
  • Perguntado 7 anos atrás

Por que o berílio precisa perder 2 elétrons para se tornar estável? e por que precisa se a camada l (2s2) tem 2 elétrons, e quando perde 2 elétrons, sua camada de valência k ainda teriam 2 elétrons? (1s2)

Respostas

respondido por: hanagabriela45
0
#Primeiramente realizamos a distribuição eletrônica do berílio, de número atômico 4.
4 Be: 1s²2s²
#Daí, relembremos a Regra do Octeto:
Os átomos perdem e ganham elétrons para que possam se assemelhar aos gases nobres, para que fiquem mais estáveis.
Daí, ao ver a distribuição eletrônica dos gases nobres temos que suas camadas de valência tem sempre 8 elétrons, juntando os orbitais s e p. A exceção é um Hélio, que tem número atômico 2 e assim, não pode ter 8 elétrons na camada de valência, no entanto, a camada de valência está sim completa, pois, a camada K só pode receber 2 elétrons.
#Voltando ao Berílio
Os gases nobres anteriores e sucessores (pode checar na tabela periódica) a eles são o Hélio e o nêonio que têm 2 e 10 elétrons respectivamente, logo, perceba que é mais fácil o Berílio perder dois elétrons ficando igual ao Hélio do que ganhar 6 elétrons tornando-se semelhante ao nêonio. Por isso, o Berílio completa sua camada de valência perdendo dois elétrons.


[Complemento]
O Berílio, em alguns, casos, faz parte de uma exceção à regra do octeto, chamada "contração do octeto", esta faz o átomo ficar estável com menos elétrons na camada de valência do que deveria. Nesse caso, o Berílio ganharia dois elétrons e completaria sua camada de valência com quatro elétrons.
Perguntas similares