• Matéria: Filosofia
  • Autor: chris2017
  • Perguntado 7 anos atrás

questão 1º Com base em lição do filósofo Edmund Husserl 1859-1938 analise o texto seguinte e resposta.


''A percepção dos fatos e suas respectiva contigência fazem parte do nosso cotidiano. Mas a percepção de um fato, de um objeto como a árvore ou do canto do bem-te-vi implica a captação de algo além do evento particular. Tratase da intuição da essência''


Segundo o pensamento de Edmund Husserl (1859-1938), qual a diferença fundamental básica entre fatos e essências ? dê exemplo



Questão 2. '' Assim, é possível tratar das essências de todos os fenômenos que aparecem à consciência, oriundos de experiências diversas, como a imaginação, a reflexão e a autorreflexão''.

Com base na frase acima, tendo como fundamento conceito filosófico ''essência'', de Edmund Husserl 1859-1938), apresente devidas interpretações (essência) sobre os seguintes pensamentos:

Ó mar salgado, quanto do teu sal
são lágrimas de Portugal!
{....}
Valeu apena? Tudo vale a apena se a alma não é pequena


Questão 3. O que foi definido por Edmund Husserl 1859-1938 como sendo ''fênomeno'' e qual descrição do método propsto por este filosofo para a investigação das essências dos ''fenômenos''?

Questão 4

''Julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida é responder à pergunta fundamental da filosofia. O resto, se o mundo tem três dimensões, se o espirito tem nove ou doze categorias, vem depois (....)
Se eu me pergunto por que julgo que tal questão é mais premente que tal outra, respondo que é pelas ações a que ela se compromete. Nunca vi ninguém morrer por causa do argumento antológico.

(A)Por que saber se a vida vale a apena é a pergunta fundamental do filoso, segundo o escritor franco-argelino Abert Camus 1913-1960?

(B)Para você, qual é o sentido da vida? justifique:

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

Olá!


Para o autor a apresentação dos fatos parte da investigação com propósito de apreender o fenômeno, enquanto a essência parte da consciência do indivíduo, e, a construção de ambas desencadeia a fenomenologia, como uma forma radical do pensamento.


No caso apresentado a essência seria a percepção do indivíduo de vivenciar a situação e a experiência.


Por fim, o sentido da vida, parte da busca pela essência e aprendizagem quanto as diferentes questões da vida e do ambiente o qual estamos inseridos.


Valeu!



Perguntas similares