Na sua opinião, nos dias atuais, com toda a política contra o desigualdade de gênero, ela ainda é muito presente na sociedade?
Respostas
No meu ponto de vista, claramente que a aceitação é muito mais visível hoje em comparação ao início do século, por exemplo. A diminuição das desigualdades está muito relacionada com a introdução e generalização de novos valores como a liberdade e a igualdade, cujo as nações tendem a fazer ampliar entre as sociedades, de modo a reduzir as discrepâncias entre géneros. O feminismo tem sido um movimento que tem procurado a abolição de preconceitos de distinção entre sexos, que tem sido visível nos últimos anos em várias esferas, nomeadamente há mais mulheres a ocupar lugares de topo em várias organizações, como na própria política.
Contudo, esta realidade não é geral, ainda hoje se sente a discriminação e o a dominação do sexo masculino em determinadas áreas laborais e na próprias vivências sociais. Os salários ainda não são totalmente justos e o tratamento dos sexos continua a ser baseado em algum preconceito, subordinação esta patente nos níveis de violência, por exemplo. É necessário compreender que o caminho se faz através da igualdade, da justiça e compreensão. Ainda há muito a ser reajustado, não estamos a falar de uma luta entre sexos mas sim de um respeito mútuo.