“[...] a educação constitui-se em veículo privilegiado para introdução de novos valores e modelagens de conduta, sobretudo com base nos mecanismos prescritivos no campo do currículo e do material institucional, dentre os quais o livro didático emergia como peça ideológica fundamental, que desempenha importante papel estratégico na difusão dos valores apregoados pelo regime”.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Os desafios do ensino de História: Problemas teorias e métodos sobre o caráter ideológico do livro didático, é correto afirmar que:
A
O livro didático tem um caráter ideológico inerente. Tal caráter ideológico, já representou a reprodução de preconceitos e estereótipos em relação a grupos sociais e culturais não dominantes.
B
O caráter ideológico do livro didático existiu por muitos anos, apresentando preconceitos diversos. Porém, esse caráter foi superado, e, nos dias de hoje, a produção do livro didático é neutra.
C
O livro didático de História mostrou a realidade histórica por muitos anos. Porém, de uns tempos para cá, tem se revertido de caráter ideológico na medida em que busca resgatar a História de grupos socialmente excluídos.
D
O livro didático de História apresenta um caráter ideológico que se difere da própria escola, que, ao longo dos anos, deixou de representar um aspecto ideológico da sociedade.
E
Para se buscar uma produção de livros didáticos livres de preconceitos, de estereótipos e de uma visão da História limitada aos grandes homens e seus grandes feitos, é preciso acabar com o caráter ideológico do livro didático e fazê-lo ser imparcial.
Respostas
A ideologia está presente em qualquer produção humana, logo, os livros didáticos também são influenciados por ela.
A O livro didático tem um caráter ideológico inerente. Tal caráter ideológico, já representou a reprodução de preconceitos e estereótipos em relação a grupos sociais e culturais não dominantes.
Correto. A ideologia está presente em qualquer produção humana e é fato que os livros didáticos foram utilizados por muito tempo para denegrir a imagem de grupos minoritários.
B O caráter ideológico do livro didático existiu por muitos anos, apresentando preconceitos diversos. Porém, esse caráter foi superado, e, nos dias de hoje, a produção do livro didático é neutra.
Falso. Não existe neutralidade em nenhuma produção humana.
C O livro didático de História mostrou a realidade histórica por muitos anos. Porém, de uns tempos para cá, tem se revertido de caráter ideológico na medida em que busca resgatar a História de grupos socialmente excluídos.
Falso. Não há neutralidade ideológica, o livro didático é instrumento político para todos os segmentos que tiverem poder de o utilizar.
D O livro didático de História apresenta um caráter ideológico que se difere da própria escola, que, ao longo dos anos, deixou de representar um aspecto ideológico da sociedade.
Falso. A Escola e o Livro Didático são, ambos, carregados de ideologias e intencionalidades.
E Para se buscar uma produção de livros didáticos livres de preconceitos, de estereótipos e de uma visão da História limitada aos grandes homens e seus grandes feitos, é preciso acabar com o caráter ideológico do livro didático e fazê-lo ser imparcial.
Falso. Não há imparcialidade, como já afirmado.