Os avaliadores da Avaliação interna, são pessoas que estão no cotidiano da escola, e, no momento da avaliação, devem levar em consideração seis importantes setores da escola, são eles:
Respostas
Resposta:
Devem levar em consideração seis importantes setores da
escola, são eles: das séries, da disciplina, do desempenho docente, do aluno,
do pessoal técnico-administrativo e da gestão escolar
Explicação: Quanto à avaliação da disciplina leva-se em consideração o plano de curso/ ensino, bibliografia, disponibilidade de equipamentos, procedimentos didáticos, os instrumentos e conteúdos de avaliação, as atividades práticas e as condições técnicas, ligadas à qualificação do pessoal e a infra-estrutura. Outro importante segmento a ser avaliado é o desempenho docente. Este oferece indicativos que apontam para a verificação do desempenho didático pedagógico, seu envolvimento na escola e os aspectos éticos. Por meio dos indicadores da avaliação do desempenho docente é possível rever sua contratação, a orientação e o encaminhamento. A avaliação institucional externa é composta por dois
tipos de sujeitos: internos e externos.
A avaliação do aluno, como estudamos no início deste capítulo, oferece
subsídio para a elaboração da avaliação institucional. Além do rendimento escolar é considerada sua participação na escola, seja em atividades desportivas ou culturais. Bem como, a sua vida doméstica, em relação a problemas de aprendizagem, físicos, dependência química, entre outros. O pessoal técnico-administrativo é composto pelo secretário da escola, os técnicos pedagógicos ou auxiliares de direção, dependendo da federação recebe se uma nomenclatura diferente. Porém, o trabalho é o mesmo. É o responsável pelas atividades de apoio.
O desempenho da equipe de gestão escolar deve estar expresso pela
competência do colegiado em deliberar em conjunto, estar atento aos aspectos administrativos e pedagógicos e mostrar capacidade em realizar a integração escola/comunidade.