Respostas
o feudalismo é marcado pela mudança para o campo. com o fim do império romano e as invasões bárbaras, a população passou a abandonar as cidades em busca de proteção (êxodo urbano) - essas pessoas vão trabalhar nos latifúndios (aqueles latifúndios romanos onde se utilizava mão de obra escrava).
os trabalhadores não eram livres, mas também não eram proprietários da terra, eles utilizavam a terra para o seu sustento, e entregavam o excedente para o proprietário.
começou um tipo de relação social instituída pela lealdade, que são as relações de servidão e vassalagem / suserania
Era uma sociedade economicamente baseada na agricultura, politicamente descentralizada (controlada pelos senhores feudais) e sem mobilidade social (era determinada pelo nascimento, e as camadas sociais eram: nobreza, clero e camponeses/artesãos).
os servos eram explorados, pagavam impostos para a nobreza e para o clero, e com isso, tinham a permissão de morar e cultivar a terra, e também recebiam proteção contra os ataques bárbaros.
O comércio era quase nulo, na verdade, não havia comércio e nem moeda. tudo era baseado no escambo (troca). O feudo era fechado e auto suficiente. O comércio só volta a ressurgir com o renascimento