Respostas
Opinar não é mais privilégio de jornalistas.
Nos sites informativos, blogs e páginas pessoais, todos podem colaborar, mas nem sempre têm sucesso.
Com a explosão da informação, é cada vez mais difícil obter a atenção dos pedestres virtuais, que não têm tempo.
Querem o relevante e o útil.
A meta é envolvê–lo do título ao ponto final.
Depois de mais de vinte anos redigindo reportagens e, nos últimos oito, colunas na web, reuni o filé mignon para servir à mesa.
Rezo que você chegue até à última garfada!
1. Bata no lugar certo
Escolher o tema é chave. Até grandes colunistas optam por assuntos desinteressantes ou se repetem. Fuja disso. É melhor escrever pouco e bem, do que aparecer todo dia e ser o chato de plantão.
2. Seja original
O assunto bom é figurinha manjada. Conheça a opinião alheia e procure ser diferente. Se não tem nada a acrescentar, ajude o planeta: fique quieto!
3. Respeite a paciência
Em jornais impressos, com certeza, terá limitações. Mas na web respeite a paciência de quem vai lê–lo. Um texto longo tem ser algo m–a–r–a–v–i–l–h–o–s–o. Mais que duas telas? Nem sua mãe vai agüentar!
4. Enxugue sempre
Consegue–se com a prática deixá–lo curto e gostoso: frases e parágrafos curtos. É o principal exercício de quem redige bem. Claro que existem estilos e faniquitos, mas se vai escolher algum: opte pelo mais limpo e simples.
5. Dê pausas
Frases soltas com o fechamento de uma idéia bem sacada, mesmo a piada, dão ritmo, despertam mentes e dão fôlego. Pince, separe e dê destaque.
6. Feche bem
Não saia da festa à francesa. Coloque ao final algo forte, impactante, que amarre tudo. Desperte a vontade de lê–lo novamente;
7. Mantenha lógica e ritmo
Leia em voz alta para saber se a junção dos parágrafos faz sentido e surfa como um tubo perfeito. (Recorro ao programa Ciberbuddy, que lê o texto para mim).
8. Elimine erros
Depois do revisor ortográfico, procure crases e concordâncias que, nem sempre, o programa descobre. É ótimo quando um bom revisor humano corrige, veja o que foi alterado e anote. Crie a lista “principais bobeiras” e recorra a ela a cada nova revisada.
9. Limpe bem
Evite repetir palavras, use o dicionário de sinônimos. Elimine desnecessários um, uns, uma, umas; o, os, a, as; ele, eles, ela, elas, eu, nós; seu, seus, sua, suas. Experimente retirá–los e verá, que na maioria dos casos, sobram.
10. Titule como um pescador
Terminado o trabalho, titule bem. Coloque uma boa isca, pois entre tantas opções em páginas e boletins eletrônicos o peixe escolherá o anzol mais interessante.