Respostas
Saber ouvir é muito mais do que ficar de boca fechada e olhando para quem fala. Nossa atenção pode estar completamente ausente, e é comum que as pessoas percebam isso. Não estamos dando a mínima importância ao que nos é dito.
Outras vezes, a atenção está presente pelas metades. Ouvimos com pressa, ansiosos para que a pessoa nos dê logo uma chance de dizer isto ou aquilo… Neste último caso, é comum chegarmos a interromper a outra pessoa, tão aflitos ficamos por falar.
Uma situação mais sutil ocorre quando ouvimos sem fazer nenhum esforço para compreender o que nos é dito. Ouvimos com um pensamento de rigidez, não querendo examinar as razões do outro. Nossa mente não está livre para observar, raciocinar, entender e julgar com amplidão o que ouvimos. Ainda não aprendemos a importância de nos esforçarmos por compreender os demais, examinando sem reação e sem preconceito as suas razões.
Os tempos atuais são de muita pressa. O mundo dispara atrás dos computadores, que multiplicam suas velocidades em tempo cada vez mais curto. Com isso, está cada vez mais difícil ajustar a mente ao ritmo das pessoas, ao ritmo de sua respiração e de sua fala; ao ritmo de seu coração…