Respostas
A música expõe uma história contada por um velho músico de rua que pretende expor eventos ligados à história da humanidade. Seria interessante o professor apresentar a música aos alunos, acompanhada da letra, para que eles pudessem entender melhor o conteúdo da canção. Depois, pode ser pedido para os alunos apontarem o que eles consideram como fatos históricos entre os eventos cantados por Raul Seixas.
Eu vi as bruxas pegando fogo
Pra pagarem seus pecados
Eu vi!.. (2ª estrofe)
e
Eu vi Zumbi fugir
Com os negros prá floresta
Pro Quilombo dos Palmares
Eu vi!... (5ª estrofe)
e
Eu vi o sangue
Que corria da montanha
Quando Hitler
Chamou toda Alemanha
Vi o soldado
Que sonhava com a amada
Numa cama de campanha (6ª estrofe)
Os três trechos possibilitam apontar alguns fatos históricos: o assassinato de mulheres acusadas de bruxaria durante a vigência da Inquisição; a criação do Quilombo dos Palmares e a liderança de Zumbi frente aos escravos fugidos; os milhões de mortos produzidos após a deflagração da II Guerra Mundial; e a vida cotidiana dos soldados durante as guerras.
Apesar de nem todos os exemplos citados serem eventos que podem ser colocados cronologicamente, de forma exata, no tempo, como o caso da vida dos soldados, eles podem ser tratados como fatos históricos. Isso por representarem eventos possíveis de serem estudados pela história e também porque sua existência e realização podem ser comprovadas.