Explique o sentido de cada frase:
A) Não, espere.
Não espere.
B) R$ 23,4
R$ 2,34
C) Aceito, obrigado!
Aceito obrigado.
D) Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
E) Esse, juiz , é corrupto.
Esse juiz é corrupto.
F) Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.
Respostas
Todas as frases possuem seus sentidos alterados com as alternâncias da posição da vírgula.
A) A primeira frase dá a ideia de que alguém está discordando primeiramente de algo, e depois pedindo (utilizando um verbo no imperativo) para alguém aguardar. Já a segunda frase usa do verbo no imperativo negativamente para pedir a alguém que não aguarde algo.
B) A frase número 1 indica vinte e três reais e quarenta centavos, enquanto a frase número 2 indica dois reais e trinta e quatro centavos, esclarecendo a importância da posição da vírgula para manter a ideia da frase.
C) A primeira frase diz que o locutor aceita algo que o ouvinte oferece, e o agradece, enquanto a segunda frase possui o sentido de que o falante está aguardando agradecimentos.
D) Primeiramente tem-se a ideia de que se for apenas isso que o ouvinte se refere, o sujeito da frase é capaz de resolver. Enquanto na segunda frase o sentido é que apenas uma pessoa é capaz de resolver o problema.
E) Na primeira frase, o ouvinte é o juíz, onde o locutor faz uma acusação ao mesmo. Já na segunda frase, a acusação é proferida ao juíz, dizendo que o mesmo é corrupto.
F) A primeira frase passa a ideia de que o falante suplica que não haverá vitória pois nada se resolveu, enquanto a depois temos a ideia de uma fala informal que diz que não irá perder pois tudo se resolveu.