Respostas
A ciência e a filosofia, apesar de dissociadas durante a revolução científica do século XVII, compartilham a mesma raiz. Entre os séculos VII e VI antes de Cristo, viveu Tales de Mileto, o primeiro filósofo do qual se tem registro. Tales faz parte de um grupo de pensadores conhecido como pré-socráticos, que tinham como principal característica buscar a origem e a essência das coisas. Tales, por exemplo, determinou sua arché, isto é, sua substância fundamental, como sendo a água. Apesar do importante passo que foi dado por estes filósofos ao buscar explicar o mundo a partir de observações empíricas e não apenas crenças religiosas, o que não quer dizer que a espiritualidade deixou de influenciar suas linhas de pensamento, eles ainda se distanciam muito do que conhecemos hoje como ciência.
Com o passar do tempo, novas perguntas foram sendo feitas, ou melhor, as perguntas corretas a se fazer foram descobertas e, assim, foi-se desenvolvendo o que conhecemos hoje por ciência, cujo trabalho deve seguir seriamente uma série de protocolos e técnicas, organizadas no método científico, que não prezam apenas pela observação do mundo, mas também pela formulação de experimentos que corroborem com as teorias levantas sobre as observações anteriores. Ainda hoje, existe um ramo de pensadores que se dedica a pensar a ciência em essência, isto é, seus métodos, ideias, fundamentos e mesmo limites éticos para sua prática.
Apesar de tudo isto dito, deve-se lembrar que a ciência moderna de forma alguma deve nos fazer enxergar os antigos cientistas e filósofos como inferiores intelectuais, pois para nós, que vivenciamos a modernidade em nosso dia a dia e somos educados segundo seus moldes, é fácil conceber as ideias e fundamentos científicos atuais, que não são, de forma alguma, óbvios. Ao invés disso, melhor é entendê-los como seres humanos de seus tempos, que mesmo sem as maravilhas e avanços da ciência moderna, conseguiram realizar invenções e descobertas louváveis até os dias de hoje.
A filosofia e uma ciência pois foi obra de pensadores, assim como qualquer outra.
Antigamente não existia denomina coes, um matemático ou físico também eram considerado filósofos.