Leia o trecho a seguir.
“Freud passa pouco a pouco a considerar o ego como um precipitado de identificações, em que o modelo fundamental é a figura paterna. As identificações, como se sabe, ocorrem desde o início da vida, e vão preparando o caminho para o Complexo de Édipo, pedra angular da constituição da subjetividade para Freud. A identificação do menino com o pai pode servir aqui como exemplo: há, no início, ao mesmo tempo o desejo sexual pela mãe e a identificação com o pai. Na medida em que ocorre a necessidade de uma unificação da experiência psíquica, estes dois aspectos tendem a se fundir, dando origem ao Complexo de Édipo” (COELHO JR., 2001, p. 3).
A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. É nesse momento que o pai passa a ser claramente um rival e a identificação pode adquirir um caráter hostil, que inclui movimentos de incorporação (querer ser como o pai) e substituição (querer ocupar o lugar do pai).
II. O objeto incorporado (como também ocorre na relação objetal inaugural do bebê com o seio da mãe) não é da ordem do observável, já que é o objeto do desejo sexual, para o qual não há um correlato externo observável.
III. Embora exista a referência a um objeto externo (seio da mãe, o pai etc.) não há nenhuma garantia de que o objeto visado pelo desejo sexual e incorporado psiquicamente, seja o objeto externo real.
IV. Incorpora-se, em última instância, uma relação que passa a produzir efeitos na cadeia de fantasias inconscientes. Freud postula, nesses termos, a constituição da subjetividade como um processo de sucessivas identificações.
Agora, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
81
todas estão corretas. conferida no AVA
VeronicaSartori:
Correto! Obrigada
respondido por:
6
A partir do contexto apresentado sobre o Complexo de Édipo, temos que d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Análise das afirmativas sobre o Complexo de Édipo
- I. "É nesse momento que o pai passa a ser claramente um rival e a identificação pode adquirir um caráter hostil, que inclui movimentos de incorporação (querer ser como o pai) e substituição (querer ocupar o lugar do pai)" -> Correto, é esse inclusive o trecho que continua o texto apresentado na questão, de autoria de Coelho Jr.
- II. "O objeto incorporado (como também ocorre na relação objetal inaugural do bebê com o seio da mãe) não é da ordem do observável, já que é o objeto do desejo sexual, para o qual não há um correlato externo observável" -> Correto, esse o trecho que vem logo depois do trecho apontado na alternativa I (no texto de Coelho Jr.).
- III. "Embora exista a referência a um objeto externo (seio da mãe, o pai etc.) não há nenhuma garantia de que o objeto visado pelo desejo sexual e incorporado psiquicamente, seja o objeto externo real" -> Correto, esse o trecho que vem logo depois do trecho apontado na alternativa II (no texto de Coelho Jr.).
- IV. "Incorpora-se, em última instância, uma relação que passa a produzir efeitos na cadeia de fantasias inconscientes. Freud postula, nesses termos, a constituição da subjetividade como um processo de sucessivas identificações" -> Correto, esse o trecho que vem logo depois do trecho apontado na alternativa III (no texto de Coelho Jr.).
Perceba que as afirmativas I, II, III e IV são, na sequência em que foram colocadas, o restante do texto da questão, que se trata de um artigo intitulado "A noção de objeto na psicanálise freudiana", de autoria de Nelson Ernesto Coelho Jr. e disponível na plataforma ScieELO para leitura gratuita.
Mais sobre o Complexo de Édipo: https://brainly.com.br/tarefa/10578795
Obs.: Na imagem, temos Freud.
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás