• Matéria: ENEM
  • Autor: jessicastateri
  • Perguntado 7 anos atrás

Existe uma classificação médica da surdez. Com base nela, leia atentamente as frases e, em seguida, marque V para as afirmações verdadeiras ou F para as falsas.



I. Surdez leve/moderada: perda auditiva de até 70 decibéis.

II. Surdez severa/profunda: perda auditiva acima de 70 decibéis.

III. Surdez severa/profunda: dificulta, mas não impede, a pessoa de se expressar oralmente, bem como de perceber a voz humana, com ou sem a utilização de um aparelho auditivo.

IV. Se a perda se situar entre 40 e 70 decibéis, o surdo não percebe a voz humana com certa intensidade, pode ocorrer atraso na linguagem e alteração articulatória.



Agora, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a. I-V, II-V, III-F, IV-F.
b. I-V, II-V, III-V, IV-F.
c. I-F, II-F, III-V, IV-V.
d. I-F, II-F, III-F, IV-F.
e. nenhuma das alternativas está correta.

Respostas

respondido por: aprincesinhacalcados
2

LETRA A            

Perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala por intermédio do ouvido. Manifesta-se como:

Surdez leve/moderada: perda auditiva de até 70 decibéis, que dificulta, mas não impede o individuo de se expressar oralmente, bem como de perceber a voz humana, com ou sem a utilização de um aparelho auditivo;

Surdez severa/profunda: perda auditiva acima de 70 decibéis, que impede o indivíduo de entender, com ou sem aparelho auditivo, a voz humana, bem como adquirir, naturalmente, o código da língua oral (BRASIL, 1998, p. 25).

Caso exista um aluno com deficiência auditiva ou surdo matriculado numa escola de ensino regular, ainda que particular, esta deve promover as adequações necessárias e contar com os serviços de um intérprete de língua de sinais, de professor de Português como segunda língua desses alunos e de outros profissionais da área da saúde (fonoaudiólogos, por exemplo), assim como pessoal voluntário ou pertencente a entidades especializadas conveniadas com as redes de Ensino Regular.

Se for uma escola pública, é preciso solicitar material e pessoal às Secretarias de Educação municipais e estaduais, as quais terão de providenciá-los, com urgência, ainda que através de convênios, parcerias, etc.

Ainda para a surdez e a deficiência auditiva, a escola deve providenciar um instrutor de Libras (de preferência surdo) para os alunos que ainda não aprenderam esta língua, mas cujos pais tenham optado pelo seu uso.  

Obedecendo aos princípios inclusivos, a aprendizagem de Libras deve acontecer, preferencialmente, na sala de aula desse aluno e ser oferecida a todos os demais colegas e ao professor, para que possa haver comunicação entre todos.

O ouvido é o órgão que capta esse som, transforma-o em estímulos elétricos e os envia ao nervo auditivo, para que cheguem ao cérebro;

Ali, eles são decodificados como uma palavra, ou como uma canção;

Perguntas similares