Respostas
Quando observamos qualquer comunidade linguística, a constatação mais imediata que temos é a existência da diversidade, ou seja, das variações, das diferenças.
(Eu adoro observar isso. A língua falada é heterogeneamente fascinante!).
Isso significa que toda comunidade de fala se caracteriza pelo emprego de diferentes modos de falar, inclusive de se falar as mesmas coisas.
A essas diversas maneiras de se falar, a Sociolinguística Laboviana reserva o nome de variedades linguísticas e dentre elas tem-se, por exemplo, a padrão e as estigmatizadas.
As variedades linguísticas estigmatizadas são os tipos de pronunciação da fala ou da língua de maneiras diferentes pelos falantes que são percebidas e interpretadas como erradas uns pelos outros.
A variação linguística que depende da região
Ao ler algo, pronunciar ou simplesmente se comunicar com outras pessoas, quando um emissor acaba errando ou simplesmente utilizando um dialeto que o receptor desconhece, haverá então um tipo de estranhamento.
A adequação e a variação linguística tem como uma das características principais a adaptação da língua portuguesa, podendo variar dependendo do momento, da situação ou da necessidade em que o locutor se encontra.
Veja mais sobre a variação linguística em
brainly.com.br/tarefa/25888372
#SPJ2