• Matéria: Química
  • Autor: okok81
  • Perguntado 7 anos atrás

(unicamp-sp) numa entrevista à revista pesquisa FAPESP n°163, um astrofísico brasileiro conta que propôs, em um artigo científico, que uma estrela bastante velha e fria (6000 k), da constelação de Centauro, tem um núcleo quase totalmente cristalizado. Esse núcleo seria constituído principalmente de carbono e a estrela estaria a caminho de se transformar em uma estrela de diamante, com a cristalização do carbono.

O pesquisador relata ter identificado mais 42 estrelas com as mesmas características e afirma: Enquanto não termina o processo de cristalização do núcleo, as estrelas de diamante permanecem com a temperatura constante.

No que diz respeito à temperatura, independentemente de seu valor absoluto, ele complementa essa afirmação fazendo uma analogia entre o processo que ocorre na estrela e a solidificação da água na terra. Com base no conhecimento científico, você concorda com a analogia feita pelo pesquisador? Justifique​

Respostas

respondido por: kacauchan
30

Sim, concordo pela analogia feita pelo pesquisador. Isso acontece pelo fato de que o desenvolvimento da solidificação da água transcorre com a sua temperatura se mantendo em valor constante.

Lembrando que o principal fator que faz com que a temperatura consiga se manter graças a pressão constate é que temos a presença de uma substância pura. Mesmo se tratando de uma transformação sólida (cristalização do carbono) para um adicional.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas similares