• Matéria: Português
  • Autor: mariaalice5376
  • Perguntado 7 anos atrás

mesmo sendo um escritor ultrarromantico, camilo castelo branco cria um narrador critico , que vai, inclusive contra determinadors clichês que caracterizaram a literatura da primeira metade do século XIX. Que fragmento do texto comprova essa afirmaçao ?

Respostas

respondido por: brendaisis
229

Em Amor e Perdição, obra escrita e idealizada por Camilo Castelo branco, podemos evidenciar que o narrador presente no texto vai contra clichês presentes na literatura da época em decorrência do seguinte fragmento que pode comprpovar tal fato:

a) "Chorava, chorava! Assim eu lhe soubesse dizer o doloroso sobressalto que me causaram aquelas linhas, de propósito procuradas, e lidas com amargura e respeito e, ao mesmo tempo, ódio. Ódio, sim... A tempo vereão se é perdoável o ódio"

No trecho evidenciado acima podemos compreender que mesmo com a geração ultrarromântica presente, suas obras tratavam de sentimentos bem como de sensações outrora pouco retratadas.

b) " Essa, a minha leitora, a carinhosa amiga de todos os infelizes, não choraria se lhe dissessem que o pobre moço perdera honra, reabilitação, pátria, liberdade, irmãs,"

Aqui o narrador trata da sua sua leitora como alguém que pouco lamentaria a perda de outra pessoa. Logo, assim o mesmo se expõe na obra.

Perguntas similares