Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia, tendo ficado conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento para na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite. Contribuiu muito com a Enfermagem, sendo pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos. Nightingale lançou as bases da enfermagem profissional com a criação, em 1860, de sua escola de enfermagem no Hospital St. Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, agora parte do King's College de Londres. OLIVEIRA, Mailme de Souza; CARNAUBA, Flávia Pereira. Enfermagem, Ciência e Trabalho. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. Considerando a forte influência de Florence na história da enfermagem, analise as sentenças: I - Na época de Florence Nightingale, já ocorria uma preocupação com as questões teóricas, Florence afirmava que a enfermagem requeria conhecimentos iguais aos da medicina. II - Florence definiu as premissas onde a profissão deveria ter como embasamento um conhecimento de enfermagem direcionado, à pessoa, ás condições nas quais ela vivia e quanto ao ambiente em que poderia atuar de uma forma positiva ou negativa. III - Mesmo sobre a forte influência de Florence, a profissão de enfermagem acabou por assumir uma orientação profissional dirigida para o imediatismo, fundamentando-se em ações teóricas, de um modo sistematizado e não intuitivo. IV - Na década de 70, ocorreu um grande impulso e um aumento na reflexão sobre a profissão de enfermagem, e nos anos de 1980 e 1990, o aumento na pesquisa em enfermagem fizeram com que as teorias passassem a subsidiar a assistência de enfermagem em instituições de saúde. V - As teorias de enfermagem surgem dentro do contexto de orientações filosóficas, ou seja, da forma como o mundo é visto segundo aquele prisma, sendo que ao mudar a teoria, muda-se a forma de compreender as situações. Agora, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas. b. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. c. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. d. Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas. e. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Respostas
Resposta
d. Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Explicação
I - Incorreto - Florence Nightingale procurou demonstrar que a medicina e a enfermagem requeriam conhecimentos DISTINTOS, por isso, é considerada uma das pioneiras na tentativa de instaurar a enfermagem como ciência e definir sua natureza específica.
II - Correto - Em 1989, Florence já analisava os fatores diretos e indiretos da profissão e sua relação com a pratica da enfermagem. Fator direto é à pessoa/paciente e fatores indiretos são a atuação negativa ou positiva do ambiente onde o indivíduo se encontra.
III - Incorreto - Pois, apesar da influência de Florence, a profissão de enfermagem revelou-se por muito tempo pautada por uma orientação profissional dirigida para o imediatismo, fundamentada em ações PRÁTICAS, de modo INTUITIVO e não SISTEMATIZADO.
IV - Correto - A partir da década de 70, houve um grande impulso e um aumento na reflexão sobre a profissão de enfermagem. Em 1970 vê-se o aumento da publicação sobre teorias na área da enfermagem, enquanto que nos anos de 1980 e 1990 nota-se um aumento na pesquisa em enfermagem, fazendo com que a teoria passasse a subsidiar a prática.
V - Correto - A partir das teorias estabelecidas dentro de um determinado contexto de orientações filosóficas, estabelece-se uma forma de análise mais limitada sobre um conteúdo, que passa a ser analisando sobre determinado prisma, tendo portanto, maior foco de atuação.
Outras respostas que podem ajudar =D
- https://brainly.com.br/tarefa/15409534
- https://brainly.com.br/tarefa/5368170
- https://brainly.com.br/tarefa/4327402
Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.