Ronaldo é profissional enfermeiro há 15 anos, ministra aulas para o 1º semestre do curso de enfermagem, em uma Universidade Federal, na disciplina de Enfermagem, Ciência e Trabalho , onde a abordagem de suas aulas consiste em esclarecer ao aluno conceitos da profissão de enfermagem sobre a relevância no processo do “cuidar” agindo com ética e cidadania. Costuma frisar sempre definições sobre a profissão, e uma que cita frequentemente é a definição dada por Virginia Henderson, em 1966, onde a autora descreve enfermagem como “ajudar o indivíduo, saudável ou doente, na execução das atividades que contribuem para conservar a sua saúde ou a sua recuperação, de tal maneira, devendo desempenhar esta função no sentido de tornar o indivíduo o mais independente possível, ou seja, a alcançar a sua anterior independência”. Sobre conceitos relativos a enfermagem, analise as asserções e a relação proposta entre elas:I - O conceito dado por Virginia Henderson é o retratado no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, onde a Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência, onde são realizadas a prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida.
PORQUE
II - Ambas as definições possuem a mesma essência, definindo o cuidar de maneira correta e ética, onde podemos afirmar que essa seria a premissa básica da enfermagem: um cuidado ético e o mais correto possível, pois a enfermagem é uma ciência que engloba os conhecimentos teóricos, também, os aspectos humanos envolvidos na situação, uma vez que o conhecimento científico é a base da prática de cuidado, mas não é possível ignorar particularidades de cada sujeito que faz com que haja sempre uma adequação dos princípios científicos à realidade vivida.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Respostas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A resposta correta é a de letra e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Bom, a primeira afirmativa está incorreta pelo fato de que quem fez essa definição foram Yura e Cols (1976, p. 58). Enquanto que a Virginia Henderson fala sobre "[...] ajudar o indivíduo, saudável ou doente, na execução das atividades que contribuem para conservar a sua saúde ou a sua recuperação, de tal maneira, devendo desempenhar esta função no sentido de tornar o indivíduo o mais independente possível, ou seja, a alcançar a sua anterior independência".
Já a segunda afirmação é verdadeira por justamente se tratar do conceito feito por Yural e Cols, que também Yura acabam trazendo questões mais subjetivas como o fato que a profissão também necessita ter um compreensão e bondade maior para poder lidar com os pacientes. Então eles acabam englobando fatores tanto políticos e sociais, como éticos.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!