A Constituição Federal Brasileira de 1988 instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS). Com a sua constituição, foram estabelecidos cinco princípios básicos, norteadores do sistema jurídico do SUS. Acerca disso, assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa CORRETA.
Alternativas:
a)
O princípio da Universalidade considera a saúde como um direito fundamental de todos os cidadãos, embora não a reconheça como dever do Estado.
b)
O princípio da Integridade atribui ao Estado o dever de realizar atendimentos de maneira preventiva e parcial.
Alternativa assinalada
c)
O princípio da Equidade estabelece que todos os cidadãos possuem o direito a saúde, embora possa não ser igual para todos.
d)
O princípio da Equidade procura preservar o postulado da isonomia, segundo o artigo 5º da Constituição Federal Brasileira.
e)
O princípio da Universalidade é considerado como uma cláusula pétrea, a qual sinaliza a possibilidade de retirada da Constituição caso o direito a saúde seja individual.
Respostas
respondido por:
10
b) O princípio da Integridade atribui ao Estado o dever de realizar atendimentos de maneira preventiva e parcial.
Dentre as alternativas, somente a alternativa B encontra-se correta, pelo fato de que o principio da Integridade revela-se na atribuição do Estado em garantir um dos principais direitos do cidadão, contemplando-se na integridade de sua saúde.
Desas forma, é dever do Estado garantir a prevenção do processo saúde-doença, baseado em processos epidemiológicos, atuando de forma pacial.
Renanquaresma88:
obg...
respondido por:
0
Acredito que a resposta certa é a resposta D
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás