Callista Roy, desenvolveu em 1991 o Modelo de Adaptação de Roy, também chamado de Teoria de Callista Roy. Segundo a teorista, o indivíduo que recebe os cuidados de enfermagem possui características individuais e próprias que estão interagindo o tempo todo com o ambiente ocupado por ele. Sobre essa teoria, analise as afirmativas a seguir e identifique dentre elas as verdadeiras (V) e as falsas (F):
(_____) A interação gera uma troca de informações, chamada, pela autora, de estímulos e respostas. Os estímulos Roy denominam de saídas e as respostas de entradas.
(_____) Ao receber um estímulo, o indivíduo acessa seu meio interior (sua forma de lidar com a situação) e emite uma resposta comportamental.
(_____) Roy defende que a saúde é resultado da adaptação do indivíduo a um ambiente que nem sempre é favorável (poluído, muito frio ou contaminado, por exemplo), ou seja, a saúde seria um reflexo da adaptação existente na interação pessoa-ambiente.
Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
Respostas
primeira alternativa está correta
a segunda está correta
F - V - V
( F ) A interação gera uma troca de informações, chamada, pela autora, de estímulos e respostas. Os estímulos Roy denominam de saídas e as respostas de entradas.
Incorreta. Os estímulos são as entradas, as respostas são as saídas.
( V ) Ao receber um estímulo, o indivíduo acessa seu meio interior (sua forma de lidar com a situação) e emite uma resposta comportamental.
Correta. Exemplo: O subsistema cognato, que está relacionado com as funções do cérebro superiores de percepção, reconhece a dor como um estímulo interno (entrada) e faz com que o indivíduo a perceba, avalie, julgue e decida.
( V ) Roy defende que a saúde é resultado da adaptação do indivíduo a um ambiente que nem sempre é favorável (poluído, muito frio ou contaminado, por exemplo), ou seja, a saúde seria um reflexo da adaptação existente na interação pessoa-ambiente.
Correta. O indivíduo se adapta conforme o local em que vive, para ser capaz de sobrevier.
Bons estudos!