Com relação ao trabalho de inteligência, segue novo trecho do artigo que trata sobre a atividade de inteligência policial.
“2 Categorias da atividade de inteligência
Como todas as facetas da atividade governamental necessitam de conhecimentos qualificados para decidirem de forma eficiente, dividiu-se a atividade de inteligência em diversas categorias, de acordo com o foco principal do conhecimento produzido. Neste estudo, tomar-se-á como base as categorias citadas por GONÇALVES (2009).
Há diversas divisões, como numerosas são as atividades governamentais. As historicamente mais importantes são a inteligência de Estado e a Inteligência Militar, vez que, todas as outras ramificações originaram-se destas.
A Inteligência de Estado é aquela que visa assessorar a tomada de decisão no mais alto nível de um Estado. Sua importância é tamanha que a lei 9.883/99, que institui o SISBIN, em seu art. 1º, determina que a finalidade do Sistema é “fornecer subsídios ao Presidente da República nos assuntos de interesse nacional”. Ou seja, o SISBIN tem como objetivo principal realizar inteligência de Estado.
Está subdividida, ainda, em Inteligência Externa e Inteligência Doméstica, conforme tenha como objeto de estudo fatos referentes a ordem internacional ou aos acontecimentos internos de seu país, respectivamente.
Já a inteligência Militar é aquela que se destina a subsidiar o processo decisório da Forças Armadas, em tempo de paz ou de guerra. Em tempo de paz, visa estabelecer hipóteses de emprego, dentre outras coisas. Já em combate, tem como principal objetivo identificar o plano de batalha inimigo, em todos os seus níveis.”
Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2018.
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a.
As atividades governamentais requerem um trabalho de inteligência, a fim de produzir conhecimento qualificado em que se baseiam as tomadas de decisões.
b.
A inteligência de Estado, que visa embasar decisões em alto nível, não necessariamente está vinculada a segurança pública.
c.
A inteligência militar somente é utilizada em períodos de guerra.
d.
Historicamente, a inteligência se divide em dois tipos, a inteligência de Estado e a Inteligência Militar.
e.
O foco principal do conhecimento produzido é que induziu a divisão da inteligência em diversas categorias.
Respostas
respondido por:
129
A inteligência militar somente é utilizada em períodos de guerra.
Anônimo:
CORRETO. A questão pede para assinalar a alternativa incorreta.
respondido por:
24
ERRADA: d. A polícia militar, por não atuar na parte investigativa, não deve se valer do trabalho de inteligência. (ERRADA)
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás