Av1 - Acumulação Capitalista e Desigualdade Social
1)
(Uenp 2011) "A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem e consolidam a partir de estruturas, agentes e processos que lhes dão forma histórica concreta. Os países e regiões da América Latina moldaram, desde os tempos coloniais até nossos dias, expressões desses fenômenos sociais que, embora apresentem as peculiaridades próprias de cada contexto histórico e geográfico, compartilham um traço em comum: altíssimos níveis de pobreza e desigualdade que condicionam a vida política, econômica, social e cultural. O conceito de construção é praticamente similar ao de produção, sendo utilizado aqui para enfatizar que a pobreza é o resultado da ação concreta de agentes e processos que atuam em contextos estruturais históricos de longo prazo. "
(Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Antonio David Cattani, Alberto D.
Cimadamore (orgs.) ; tradução: Ernani Ssó. — Porto Alegre : Tomo Editorial/Clacso, 2007, p.
07.) De acordo com o texto é correto afirmar:
Alternativas:
a)
A pobreza sempre existiu e é da natureza das sociedades organizadas que ela ocorra.
b)
A pobreza não pode ser considerada característica presente em toda a América Latina.
c)
A desigualdade social não condiciona a vida política, econômica, social ou cultural.
d)
A pobreza não pode ser considerada fruto da desigualdade.
e)
A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem na história e por isso são absolutamente reversíveis.
2)
(Ucs 2012) A sociedade brasileira obteve várias conquistas durante o período da
redemocratização e, ao longo desses anos, implantou mudanças positivas em relação à cidadania e aos direitos civis dos brasileiros, porém [...] ainda há muito a ser melhorado. Apesar do crescimento econômico e da diminuição do número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza nos últimos anos, as desigualdades sociais ainda são profundas e estão entre os principais problemas enfrentados pela sociedade.
(PELLEGRINI, M. C. Novo olhar história. São Paulo: FTD, 2010, p. 263, v. 3. – Texto
adaptado.)
Considere as seguintes afirmações sobre a sociedade brasileira.
I. Segundo pesquisas, pequena parte da população brasileira detém a maior parte da riqueza nacional, enquanto os demais ficam com a menor parcela.
II. A exploração da mão de obra infantil ocorre da mesma forma em todas as regiões brasileiras. O menor trabalha em pedreiras, na colheita de amendoim e em carvoarias, sendo seu trabalho trocado apenas por arroz e farinha.
III. As crianças em situação de rua perambulam pelas cidades, dormem sob pontes, viadutos ou marquises, alimentam-se mal e não frequentam escolas. Vivem uma realidade que ressalta a brutalidade, a violência, o desamparo, além do problema com a drogadição.
Das afirmações acima,
Alternativas:
a)
apenas I está correta.
b)
apenas II está correta.
c)
apenas I e III estão corretas.
d)
apenas II e III estão corretas.
e)
I, II e III estão corretas.
3)
No final do século XIX, já existia um grande movimento de revolta dos trabalhadores em virtude das péssimas condições de vida que levavam. No caso brasileiro, a questão social, como síntese reflexiva do aprofundamento das desigualdades sociais manifestadas nas mais variadas expressões, como a extrema pobreza, miséria, desemprego, desnutrição e exclusão social não é um fenômeno novo no país. Sobre a questão social, analise e aponte as assertivas corretas:
I. A concepção da questão social se insere no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora e tem sua origem atrelada ao nascimento do Capitalismo.
II. A questão social se refere única e exclusivamente as expressões das desigualdades sociais.
III. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão".
IV. O surgimento do proletariado como força política coloca a questão social como algo a ser enfrentado pelo Estado, em função dos interesses de grupos hegemônicos do empresariado.
Estão corretas somente:
Alternativas:
a)
I e II
b)
III, III e IV
c)
III e IV
d)
I, III e IV
e)
IV
4)
O surgimento do proletariado como força política coloca a questão social como algo a ser enfrentado pelo Estado, em função dos interesses de grupos hegemônicos do empresariado. Sobre o Estado Burguês analise as assertivas abaixo:
I. O Estado tratava a questão social com diálogo e propostas de participação popular.
II. O Estado enquanto núcleo do poder burguês assume a função de administrar ou reduzir as mazelas impostas às classes subalternas.
III. As ações governamentais que se implementavam neste período estavam focalizadas muito mais em reduzir e comprimir as manifestações.
IV. O perfil da intervenção estatal no tratamento da questão social vem sendo historicamente marcado pela ideologia paternalista/autoritária.
Estão corretas somente:
Alternativas:
a)
I e II
b)
II e IV
c)
I e III
d)
II e III
e)
II, III
Respostas
1) A pobreza e a desigualdade são construções da sociedade que se desenvolvem na história e por isso são reversíveis.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa e.
2) Uma parte pequena da população do Brasil possui a maior parte da riqueza nacional. As crianças de rua estão em situação de violência e desemparo.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa c.
3) A questão social está inserida no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora. E passa a ser manifestada no cotidiano. O surgimento do proletariado fez da questão social algo a ser enfrentado pelo Estado, em função dos interesses de grupos hegemônicos do empresariado.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa e.
4) O estado, considerado núcleo burguês, tem a função de administrar ou reduzir as mazelas impostas às classes subalternas. As ações governamentais do período eram focadas na redução e compressão das manifestações.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa e.
Bons estudos!