Descreva quais foram as contribuições do governo de Rodrigues Alves (1902-1906) para o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro no século XX.
Respostas
Revolta da Vacina (1904)
Rodrigues Alves realizou reformas na cidade do Rio de Janeiro, uma vez que a capital vinha sofrendo com o problema do “inchaço urbano” decorrente das migrações que cada vez mais chegavam da Europa e, sobretudo, do reflexo da Abolição da Escravidão (1889) cujos, ex-escravos viviam em condições precárias, sem saneamento, em casebres amontoados nas cidades.
Diante disso, ao observar a cidade do Rio de Janeiro, que estava sendo atacada por epidemias, proliferação de insetos e ratos, decorrente da falta de saneamento e de planejamento urbano, Rodrigues Alves, ao lado do médico Osvaldo Cruz (Diretor-geral de Saúde Pública), propôs em 1904, a “Lei da Vacina Obrigatória”.
Esse evento ficou conhecido como a “Revolta da Vacina”, que gerou grande insatisfação da população carioca, as quais alegavam a falta de informação, além da autoridade imposta pelo governo. As medidas de saneamento, foram realizadas por meio da força policial, de forma que a população foi obrigada a tomar vacina anti varíola. Felizmente, essas ações resultaram na diminuição das doenças.
Resposta:
No governo de Rodrigues Alves, a questão sanitária passou a ser considerada política. Nele, foram desenvolvidas campanhas de combate às epidemias, e, em 1903, o médico sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado diretor geral de saúde pública. Sua missão era combater as três principais epidemias que assolavam o Rio de Janeiro: a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Como resultado, em 1904, criou-se a lei sobre a vacinação contra a varíola.
Explicação: