Cada sociedade elabora seu próprio conjunto de regras, com objetivo de se organizarem entre si. As diferenças culturais são consideradas mecanismo universal, adotado como referência para conhecer ou julgar o grupo social diferente daquele que participamos. De maneira mais específica, constantemente esse contexto, permeia a rotina escolar, gerando conflito ou enriquecimento das relações sociais. A atitude de interpretar a diferença como desigualdade pode inclusive provocar a discriminação, bem como, outras interferências indesejáveis nos grupos. O enunciado apresentado acima, de maneira clara, trata sobre a Cultura entendida como:
Alternativas:
a)
Um produto histórico que se transforma ao longo do tempo valorizando diferentes linguagens, tais como: arte, música, trabalho intelectual, etc.
b)
Conjunto de códigos que individualiza a ação coletiva do grupo, incentivando cada qual a se destacar e competir entre si.
c)
Um processo que acontece de maneira ocasional ou imediatista, propiciando invenção e ressignificação de maneira rotineira.
d)
Mecanismo criado pela sociedade para dissipar a memória coletiva e reafirmar o espírito competitivo de determinado grupo social.
e)
Artefato que privilegia unicamente o saber dos grupos considerados alfabetizados.
Respostas
1letra A)Um produto histórico que se transforma ao longo do tempo valorizando diferentes linguagens, tais como: arte, música, trabalho intelectual, etc.
2letra E) O curso de licenciatura, respeitada a lei, passou a ser uma exigência, para atuação do professor na educação básica.
3 letra c) I – II.
I)pode assumir múltiplas formas podendo realizar-se tanto no campo social, quanto no campo cultural e psicológico das pessoas.
II)interfere no desenvolvimento das pessoas e no seu preparo para o exercício da cidadania.
4letra b) Por meio da ação educativa a escola auxilia nos processos de inclusão social, cultural e política do indivíduo
5letra c) I – II – III.
I)Favorecer aprendizagem política que possibilite, a conscientização sobre os direitos dos indivíduos.
II)Contribuir para uma formação que auxilie na inserção dos indivíduos no campo de trabalho e na prática social.
III)Planejamento e exercício de práticas comunitárias visando o bem do coletivo.