Os resíduos sólidos devem receber um tratamento diferenciado de acordo com sua categoria. Resíduos do serviço da saúde (RSS), por exemplo, não podem ser destinados da mesma maneira que os demais resíduos, visto o potencial de contaminação microbiológica que eles carregam. Dessa forma, há a necessidade de um tratamento prévio para sua disposição final.
Uma das soluções encontradas atualmente é a utilização dos RSS para a geração de energia elétrica por meio do processo de pirólise, pois, assim, é possível eliminar o risco de contaminação e contribuir para a diversificação da matriz energética nacional.
A pirólise é um processo de degradação térmica que ocorre diante da ausência ou deficiência de oxigênio, gerando uma grande quantidade de energia durante o processo. Essa tecnologia apresenta algumas vantagens ao se compará-la com a incineração ou o uso de autoclave, principalmente pela capacidade de tratamento de resíduos de alta periculosidade e geração de energia elétrica com pouca emissão de poluentes atmosféricos.
Ao se analisar a viabilidade econômica, os custos de implantação e operação irão depender do investimento inicial necessário para a compra dos equipamentos, bem como a necessidade de adaptação do modelo, de acordo com a classe de resíduo tratada. Ao se considerar as variáveis ambientais é necessário avaliar o consumo de água, a deposição das cinzas geradas e a produção de emissões atmosféricas.
Assim, novas tecnologias voltadas para a sustentabilidade urbana são fundamentais, visto que propiciam a resolução de problemas ambientais e a conciliação do desenvolvimento com as variáveis econômicas e sociais.
Fonte: BURATTO, W. G. et al. Análise técnica e econômica da tecnologia de pirólise lenta de resíduos de saúde para geração de eletricidade em Lages-SC. Latin American Journal of Energy Research, v. 4, n. 1, p. 10-16, 2017. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2018.
Sobre o processo de pirólise para o tratamento de resíduos sólidos da saúde, é possível afirmar:
Escolha uma:
a. A pirólise é um processo que ocorre com a abundância de hidrogênio, podendo ser utilizada para o tratamento de resíduos sólidos urbanos, bem como geração de energia elétrica.
b. O uso da pirólise pode ser uma das soluções empregadas para a gestão e tratamento dos resíduos dos serviços da saúde, desde que sejam realizados estudos técnicos que comprovem sua viabilidade.
c. O uso da pirólise para o tratamento de resíduos do serviço da saúde é inviável. A incineração e o uso de autoclave apresentam maiores vantagens ambientais, principalmente quando se considera emissões atmosféricas.
d. Os resíduos da saúde não necessitam de tratamento prévio, o que inviabiliza o uso da pirólise devido ao alto custo da implantação.
e. A pirólise é um processo de combustão que ocorre com a ausência ou deficiência de oxigênio, permitindo o tratamento de resíduos perigosos. Um dos aspectos negativos desta técnica é a quantidade de emissões atmosféricas geradas, que é bem maior que outras tecnologias atuais.
Respostas
b. O uso da pirólise pode ser uma das soluções empregadas para a gestão e tratamento dos resíduos dos serviços da saúde, desde que sejam realizados estudos técnicos que comprovem sua viabilidade.
A pirólise caracteriza-se pela degradação térmica dos resíduos em uma atmosfera com deficiência de oxigênio, minimizando, portanto, as emissões de poluentes formados em atmosfera oxidante, tais como as dioxinas e os furanos.
Além disso, esse processo gera uma grande quantidade de energia que pode ser reaproveitada. E possui outras vantagens ao quando comparado com a incineração ou o uso de autoclave, principalmente pela capacidade de tratamento de resíduos de alta periculosidade e geração de energia elétrica com pouca emissão de poluentes atmosféricos.
O uso da pirólise pode ser uma das soluções empregadas para a gestão e tratamento dos resíduos dos serviços da saúde, desde que sejam realizados estudos técnicos que comprovem sua viabilidade.