Explique o mecanismo de funcionamento do termômetro de coluna líquida
Por favor
Respostas
A temperatura é o grau de agitação das moléculas e vivemos num universo de 3 dimensões. Sempre que a temperatura aumenta ou diminui, os corpos se dilatam para as 3 dimensões. Acontece que é muito difícil medir usando equações e gráficos de terceiro grau, então isolamos o sistema afim de que a dilatação superficial e volumétrica sejam praticamente irrelevantes então analisamos só a linear.
*#Substâncias com altos coeficientes de dilatação*
Nem todos os compostos são adequando-me pra essa análise. A água, por exemplo, tem dilatação quase imperceptível e ainda se expande entre os 0° e 4°C. O mercúrio por outro lado, além de líquido à temperatura ambiente, se dilata muito mais que água. Essa dilatação é visível.
*#Principio zero da termodinâmica*
O princípio zero da termodinâmica diz que “quando corpos A e B estão em equilíbrio com um corpo C, A e B estão em equilíbrio entre si”. Isso significa que se eu pegar um referencial preciso como a água PURA em temperatura de fusão (ponto de gelo) ou ebulição (ponto de gás) ao nível do mar, posso marcar um grau de maneira arbitrária e criar um escala termométrica.
Em resumo:
1°- coloco uma substância com alta dilatação em um recipiente em que ela só possa se dilatar para uma direção.
2°- coloco o termômetro a temperatura de gelo da água e escolho um número.
3°- coloco o termômetro a temperatura de gás da água e escolho outro número.
Você pode criar a sua escala apartir do seu termômetro ou usar as mais populares:
- Kelvin (Unidade oficial do SI e varia de -273 até 373 K)
- Fahrenheit (escala usada principalmente em países de língua inglesa e varia de 32° até 212°F)
- Celsius (unidade usada no Brasil 3 varia de 0° a 100°C)
*AS VARIAÇÕES CITADAS SÃO ENTRE OS PONTOS DE GELO E GÁS DA ÁGUA.
Resposta:
O termômetro de coluna líquida é, em geral, utilizado para medir a temperatura do corpo (humano ou de outros animais), do ambiente e de substâncias em laboratórios. Ele tem um recipiente na extremidade inferior, chamado bulbo, que contém o líquido. Conectado ao bulbo, há um tubo de vidro bem fino, o capilar.
Durante muito tempo, o mercúrio foi o líquido mais utilizado na produção de termômetros, mas sua comercialização foi proibida por ser uma substância altamente tóxica. Atualmente, os termômetros mais comuns de coluna líquida utilizam álcool, geralmente com a adição de corantes.
Mede-se a temperatura de um objeto colocando-o em contato com o bulbo. Espera-se algum tempo para que a temperatura do termômetro se iguale à temperatura do objeto. Se a temperatura do objeto estiver mais alta que a do termômetro, ele aquece o vidro e o líquido. Com isso, o volume do líquido aumenta visivelmente, fazendo-o subir pelo capilar. Se a temperatura estiver mais baixa, o líquido se contrai, descendo pelo capilar.
Como a dilatação do líquido é diretamente proporcional à sua temperatura, cada altura no capilar corresponde a um valor, definido por uma escala de temperatura.