O prolapso de órgãos pélvicos é uma condição na qual ocorre a descida anormal dos órgãos da pelve e as estruturas se desviam e projetam-se no canal vaginal ou fora dele, onde os tipos mais comuns são: cistocele (parede da bexiga se projeta para baixo pela parede vaginal anterior), retocele (afundamento do reto e compressão da parede vaginal posterior), enterocele (abaulamento intestino delgado pela parede vaginal posterior e prolapso uterino (o útero atravessa o assoalho pélvico para dentro do canal vaginal, podendo ser de primeiro, segundo e terceiro grau). Assinale a alternativa correta:
Respostas
O tratamento depende da natureza dos sintomas e sua intensidade, idade e condições de saúde são determinantes para a decisão de cirurgia (colporrafia anterior ou posterior para cistocele e retocele; e histerectomia vaginal para prolapso uterino) ou não-cirúrgica.
No caso podemos afirmar que o prolapso dos órgãos pélvicos pode ser trato de diversas maneiras a depender da idade do paciente, dos sintomas e da intensidade.
Além disso, as condições de saúde que do paciente também são de suma importância para determinar a melhor forma de tratamento.
Geralmente o tratamento se faz por meio cirúrgico com colporrafia anterior ou posterior para cistocele e retocele; e histerectomia vaginal para prolapso uterino, podendo ainda ser optado o tratamento não-cirúrgico.
Espero ter ajudado!