Na história da humanidade vemos que o ser humano viveu e vive em grupos sociais. Esses grupamentos são diferenciados entre si dependendo do povo, da época, do local e da cultura que os compõem. No entanto, algo eles possuem em comum: a existência de regras sociais. Sem a existência de normas mínimas de convivência, seria impossível a manutenção de qualquer sociedade. A liberdade, em seu estado puro, é incompatível com a convivência harmoniosa entre pessoas necessariamente diferentes.
Respostas
Eis o restante da questão:
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. Há basicamente quatro formas históricas de resolução de conflitos, a autodefesa, a autocomposição (na qual também estão incluídas a mediação e a conciliação), a arbitragem e o processo.
II. Autodefesa ou autotutela significa, resumidamente, que é forma de resolução de conflitos em que os interessados resolvem os problemas por decisão das próprias partes, sem que um terceiro necessite decidir em qual medida cada uma das partes pode ter razão.
III. A mediação e a conciliação, embora nelas exista a participação de um terceiro, são formas autocompositivas de resolução de conflitos.
Alternativas:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. I e III, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I, apenas.
e. I e II, apenas.
I é verdadeira, sendo estas descrições corretas dos quatro tipos (gerais) de conflitos que se repetiram na História - de acordo com a teoria empregada pelo elaborador.
II é falsa, pois na autodefesa não há um acordo entre as partes, mas um conflito que é solucionado por outras vias, sem que necessariamente haja a pacificação sem influência externa.
III é verdadeira, de modo que na mediação uma terceira parte, neutra, é incluída na disputa para que solucione, de maneira pacífica, aquilo que dividia as duas partes iniciais, sendo uma espécie composicional de resolução de conflitos.
É correta a alternativa B.
Resposta:restante da pergunta:
I. A autotutela é o meio de resolução de conflito de interesses caracterizado pelo acordo de interesses de uma parte sobre a outra, dependente da participação do Estado, por meio do juiz, terceiro parcial, observando-se a norma jurídica.
II. Como etapa subsequente de evolução da solução de conflitos, tem-se a arbitragem, que apresenta as seguintes principais características: existência de um terceiro para solucionar o conflito e o terceiro deveria ser dotado de imparcialidade diante do conflito instaurado.
III. Com a separação de poderes, que é a base estruturante do Estado de Direito, passou-se a atribuir uma função ao Poder Judiciário, no exercício do que se houve por bem denominar jurisdição.
IV. Uma vez que esteja instaurado o conflito de interesses e não tenha sido possível uma composição amigável entre as partes, uma autocomposição, caberá ao Poder Judiciário solucionar o litígio, impondo às partes sua decisão.
É correto o que se afirma apenas em:
Explicação:
II, III e IV estão corretas corrigido pelo ava