2)
"Que o Brasil começou a ser pré-Brasil como projeção humana e cultural da Europa, especificamente de Portugal, é fato inconfundivelmente histórico. Mas não explica por si só nem o aparecimento do Brasil como nova entidade sócio-cultural no mundo que se considere "moderno", dando extensão sociológica a adjetivo tão impreciso, nem a sua consolidação em sistema nacional de convivência e de cultura". (FREYRE, 1976, p. 269).
Fonte: FREYRE, Gilberto. Aspectos da influência africana no Brasil. Revista del CESLA, núm. 7, 2005.
Refletindo sobre as influências da música e da arquiteturas brasileiras, analise as seguintes asserções e a relação propostas entre elas:
I. Na música, as tradições portuguesas, italianas, alemãs e francesas, corroboraram com o desenvolvimento de diversas danças e festas que podem ser encontradas de Norte a Sul do país.
II. A arquitetura não recebeu nenhum tipo de influência dos europeus, pois os materiais encontrados na Europa eram diferentes dos materiais encontrados no Brasil.
III. A arquitetura Europeia também influenciou a arquitetura no Brasil, por meio da exuberância das talhas enriquecidas por detalhes feitos em ouro e, principalmente, no uso de beiras e sobrados que permanecem até os dias atuais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições falsas e a asserção III é uma proposição verdadeira.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção III é uma proposição falsa.
c)
As asserções I e III são proposições falsas e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d)
As asserções I e III são proposições verdadeiras e a asserção II é uma proposição falsa.
e)
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras que se completam.
3)
São várias as linguagens utilizadas na arte contemporânea. Mas como compreendê-la?
Compreender a arte contemporânea, implica em aceitar a quebra de alguns paradigmas, uma vez que esta arte é conceitual. Ou seja, a ideia proposta pelo artista, a provocação é mais importante que o objeto em si. Pois o valor da obra está na experiência que poderá causar no público. Um conceito difícil e contemporâneo.
A partir desse contexto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A arte efêmera teve seu início em 1960 e 1970 e está relacionado a arte que existe por um tempo determinado, tendo em vista que a criação acontece por meio do uso de elementos perecíveis. Desta forma, a obra é divulgada e registrada, por meio de recursos tecnológico como a fotografia, os vídeos.
PORQUE
II. Esta linguagem surgiu, por meio da combinação do teatro, da música, da poesia ou do vídeo. O artista passa a compor a obra e a se apropriar de diferentes linguagens. Pode ter ou não, a participação do público como também pode apresentar um tempo determinado pelo artista que, planeja cuidadosamente cada detalhe da obra.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
0
a alternativa c é a mais correta
respondido por:
2
d)
As asserções I e III são proposições verdadeiras e a asserção II é uma proposição falsa.
espero ter ajudado!
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