Ao avaliar a alocação de recursos em um certo investimento, podemos dizer que o que se procura observar é uma relação ótima entre o risco e o retorno daquela decisão. COSTA, J. M. et al. Administração Financeira e Orçamentária. Maringá: Unicesumar, 2019. Neste contexto, podemos afirmar que: I. Os riscos de uma alocação podem ser mais gerais, referindo-se à conjuntura econômica durante o período analisado, ou mais específicos, referindo-se à empresa ou ao setor de maneira mais particular. II. Risco da alocação refere-se à chance de os eventos se sucederem de maneira adversa ao esperado e que isso implique em não se darem os retornos projetados. III. O retorno é mensurado em função do tipo de apuração adotado pelo administrador financeiro, ou por competência ou por caixa. IV. Para ser considerado viável o retorno de um investimento deve estar abaixo da taxa de corte. Do contrário, será cortado. É correto o que se afirma em:
Respostas
Analisando as questões:
I. Os riscos de uma alocação podem ser mais gerais, referindo-se à conjuntura econômica durante o período analisado, ou mais específicos, referindo-se à empresa ou ao setor de maneira mais particular.
Verdadeiro.
II. Risco da alocação refere-se à chance de os eventos se sucederem de maneira adversa ao esperado e que isso implique em não se darem os retornos projetados.
Verdadeiro.
III. O retorno é mensurado em função do tipo de apuração adotado pelo administrador financeiro, ou por competência ou por caixa.
Falso.
O retorno é mensurado pelo administrador financeiro avaliando-se o investimento do caixa inicial e o fluxo de caixa líquido.
IV. Para ser considerado viável o retorno de um investimento deve estar abaixo da taxa de corte. Do contrário, será cortado.
Falso.
Para ser viável, o retorno do investimento considera o Valor Presente Líquido (VPL). Ele deve ser maior do que 0 para ser viável.
Caso contrário, se for igual a 0 ou menor, aí sim, o investimento será vetado.
Logo, as afirmativas corretas são a I e II.
Espero ter ajudado!