"[...] ao proferirmos que o estudo do setor público na economia teve início em 1936 com ____________, o responsável pelo desenvolvimento da macroeconomia moderna, e foi crescendo e aprimorando nos anos que se seguiram. Após os estudos desse teórico, em 1954, ____________ desenvolveu o conceito de bem-estar público, que busca originar simultaneamente a distribuição de renda e a eficiência alocativa. Então, a economia do bem-estar público se preocupa com o bem-estar da sociedade como um todo, e este bem-estar é de responsabilidade, direta ou indiretamente, do setor público. Em 1971, o conceito de ação coletiva foi criado por ____________, onde a economia passou a atentar com a oferta de bens públicos por meio da cooperação de, no mínimo, duas pessoas, e o impacto que este consumo provoca aos demais, as chamadas externalidades. Ou seja, a partir da data citada, a economia passou a estudar o impacto, tanto negativo quanto positivo, do consumo de um bem na vida dos demais." BOECHAT, A. M. F. et al. Políticas Públicas e Sociais. Maringá: Unicesumar, 2016 (adaptado). A partir do que foi exposto, assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas no trecho apresentado, acerca dos três teóricos responsáveis pelo desenvolvimento do tema do setor público: Alternativas Alternativa 1: Jonh Locke; Paul Samuelson; Mansur Olson. Alternativa 2: John Maynard Keynes; Friedrich August von Hayek; Mancur Olson. Alternativa 3: John Maynard Keynes; Paul Samuelson; Mancur Olson. Alternativa 4: Jean Paul Sartre; Paul Samuelson; Mansur Olson. Alternativa 5: John Maynard Keynes; Friedrich August von Hayek; Karl Marx.
Respostas
Alternativa 3: John Maynard Keynes; Paul Samuelson; Mancur Olson.
"[...] ao proferirmos que o estudo do setor público na economia teve início em 1936 com John Maynard Keynes, o responsável pelo desenvolvimento da macroeconomia moderna, e foi crescendo e aprimorando nos anos que se seguiram. Após os estudos desse teórico, em 1954, Paul Samuelson desenvolveu o conceito de bem-estar público, que busca originar simultaneamente a distribuição de renda e a eficiência alocativa. Então, a economia do bem-estar público se preocupa com o bem-estar da sociedade como um todo, e este bem-estar é de responsabilidade, direta ou indiretamente, do setor público. Em 1971, o conceito de ação coletiva foi criado por Mancur Olson, onde a economia passou a atentar com a oferta de bens públicos por meio da cooperação de, no mínimo, duas pessoas, e o impacto que este consumo provoca aos demais, as chamadas externalidades. Ou seja, a partir da data citada, a economia passou a estudar o impacto, tanto negativo quanto positivo, do consumo de um bem na vida dos demais." BOECHAT, A. M. F. et al. Políticas Públicas e Sociais. Maringá: Unicesumar, 2016 (adaptado).
Para esclarecimento:
John Maynard Keynes: fundador da macroeconomia moderna. Foi um economista britânico responsável por ideias que alteraram fundamentalmente a teoria, assim como a prática, da macroeconomia.
Paul Samuelson: economista americano da escola neokeynesianista, considerado um economista "generalista", considerando que suas contribuições para a ciência econômica tiveram aplicação em vários campos. Estudou sobre a distribuição de renda em termos de análise de produtividade marginal.
Mancur Olson: cientista e economista social norte-americano. Seu primeiro e mais fluente livro foi "A Lógica da Ação Coletiva".
Bons estudos!