Pela mediação dialógica que acontece nas interações em sala de aula, os sujeitos da aprendizagem produzem estratégias intelectuais que vão lhes permitir produzir ou apropriar-se de conhecimentos. Esse movimento dialógico potencializa a mediação de si mesmo (internalização), permitindo que o sujeito liberte-se da sua consciência ingênua e chegue a patamares de significação que a simples exposição a estímulos ou experiências físicas e cognitivas com os objetos de conhecimento não lhe proporcionaria". (SANCEVERINO, 2016, p. 460). Leia as afirmações relacionadas às reflexões de Paulo Freire na EJA e assinale a alternativa correta: SANCEVERINO, Adriana R. Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: exigência existencial e política do diálogo como fundamento da prática. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 65, abr.-jun. 2016.
Respostas
respondido por:
96
a)Freire pensava um processo educativo caracterizado pelo diálogo para impulsionar a classe oprimida a compreender criticamente sua realidade.
Para Paulo Freire, principalmente em seu renomado livro "Pedagogia do Oprimido", era completamente a favor da conscientização crítica dos oprimidos, de forma que se conscientizassem a respeito da situação em que estavam inseridos, para que pudessem lutar por condições melhores de vida.
Portanto, lutava por um processo educactivo mais igualitário entre as camadas mais favorecidas e menos favorecidas, no caminho para uma sociedade mais democrática e justa.
mariliarguimarovtzc2:
av1 educação de jovens e adultos
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás