• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 9 anos atrás

como é o mundo das ideias

Respostas

respondido por: KaiqueLeandro
1
Platão acreditava numa realidade autônoma por trás do mundo dos sentidos. A esta realidade ele deu o nome de mundo das idéias. Nele estão as ''Imagens padrão'' , as imagens primordiais , eternas e imutáveis , que encontramos na natureza. Esta concepção é chamada por nós de a Teoria das Idéias de Platão.

Em resumo , para Platão a realidade se dividia em duas partes. A primeira parte é o mundo dos sentidos , do qual não podemos ter senão um conhecimento aproximado ou imperfeito , já que para tanto fazemos uso de nossos cinco (aproximados e imperfeitos> sentidos. Neste mundo dos sentidos , tudo ''flui'' e, consequentemente , nada é perene. Nada é no mundo dos sentidos; nele , as coisas simplesmente surgem e desaparecem. A outra parte é o mundo das idéias , do qual podemos chegar a ter um conhecimento seguro , se para tantos fizemos uso de nossa razão. Este mundo das idéias não pode , portanto , ser conhecido através dos sentidos. Em compensação , as idéias ( ou formas ) são eternas e imutáveis.

Assim como os filósofos que o antecederam , Platão também queria encontrar algo de eterno e de imutável em meio a todas as mudanças. Foi assim que ele chegou às idéias perfeitas , que estão acima do mundo sensorial. Além disto , Platão considerava essas idéias mais reais do que os próprios fenômenos da natureza. Primeiro vinha a ideia cavalo e depois todos os cavalos do mundo dos sentidos. A ideia galinha vinha, portanto , antes da galinha e do ovo.
Perguntas similares