Assim como a sociedade é dinâmica e sofre modificações, a língua também sofre alterações. As variações diacrônicas são aquelas que ocorrem por meio da evolução da língua ao longo do tempo. As demais variações linguísticas são sincrônicas, ou seja, acontecem em um mesmo período histórico, em um recorte de tempo específico. Uma das variações sincrônicas é a diastrática, que está relacionada à classe econômica, ao grupo social, à escolaridade, ao gênero, à idade ou à profissão do falante. Um exemplo são os jargões profissionais da área de tecnologia da informação, como bug e networking. Selecione, a seguir, a alternativa correta relacionada ao conceito e ao exemplo de outra variação linguística sincrônica, a variação diafásica.
A variação diafásica está relacionada à situação de comunicação em que o falante não está presente na fala, por exemplo, um comunicado feito em nome de uma organização, como: "Caro cliente, compareça a nossa sede para uma celebração alusiva ao nosso aniversário de 20 anos de fundação".

A variação diafásica está relacionada à região de onde o falante está se comunicando, por exemplo, se o seu lugar de origem é outro estado brasileiro, um mesmo objeto pode ser conhecido com diferentes nomes, como a pipa, também conhecida, em algumas regiões, como papagaio, arraia ou tapioca.

A variação diafásica está relacionada à situação de comunicação em que o falante suprime informação, por exemplo, uma pessoa que recebe uma mensagem e entende de acordo com sua realidade, como em um aviso exposto em um condomínio, em que o autor não insere a data: "Amanhã inicia a reforma do prédio. Por favor, todos os condôminos devem retirar seus carros".

A variação diafásica está relacionada à situação de comunicação em que o falante alcança o maior número de pessoas, por exemplo, uma matéria jornalística publicada em um site de notícias internacionais, como: "Novo acordo da ONU será debatido em reunião durante a realização do Congresso da Paz".

Respostas

respondido por: erivana5659
23

 

A variação diafásica está relacionada à situação de comunicação em que o falante está inserido, segundo seu nível de formalidade, por exemplo, um convite formal na modalidade escrita, como: "Caro cliente, compareça a nossa sede para uma celebração alusiva ao nosso aniversário de 20 anos de fundação".

respondido por: BorgesBR
2
Olá.

Ao meu ver, das afirmativas expostas acima, nenhuma exprime corretamente o sentido da variação diastrática da linguagem. A primeira alternativa LIMITA esse tipo de linguagem a uma situação onde o falante não está presente na fala, portanto está incorreta, pois o falante pode estar ou não estar dentro da fala. A segunda se refere à variação diatópica. Já a terceira diz que a linguagem diastrática é utilizada quando o falante quer SUPRIMIR informações, quando na verdade ele quer exprimi-las da forma mais clara possível dependendo da situação, está incorreta. Por fim, temos o quarto exemplo que se trata da função referencial da linguagem, onde a comunicação é explorada de forma clara e objetiva de acordo com a situação, até aí tudo certo, porém a alternativa GENERALIZA a situação, ou seja, diz que a variação diastrática tem como objetivo central alcançar o maior número de pessoas. A linguagem diastrática pode ser usada entre uma conversa envolvendo apenas duas pessoas, por exemplo.


N.D.A

Espero ter ajudado.
Perguntas similares